Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Prefeitura deve fazer campanha sobre o Lúpus

Boa notícia para os portadores de Lúpus em Natal. Foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (8), a Lei nº 6.683/17, que cria Semana Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus. A campanha deve ser realizada anualmente para orientar a população e oferecer suporte às pessoas acometidas pela doença autoimune, complexa e de difícil diagnóstico, que atinge hoje mais de 200 mil brasileiros.

O projeto é iniciativa da vereadora Júlia Arruda, em parceria com a Associação das Pessoas Acometidas de Lúpus no Rio Grande do Norte. “Além de sofrer com a doença, o portador do Lúpus ainda precisa conviver com o preconceito. Por isso a informação é tão importante. Queremos desmistificar a doença, conscientizando a população e capacitando os profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento”, destacou a vereadora autora da lei.

O chamado Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) está relacionado à predisposição genética e pode comprometer vários órgãos, incluindo pele, articulações, rins, pulmões e coração. Seus sintomas, tais como: cansaço, desânimo, febre baixa, perda de apetite, por exemplo, podem ser temporários ou permanentes e variam de acordo com as partes do corpo que forem afetadas. Por isso, são facilmente confundidos com outras enfermidades.

“A exemplo de outras causas que abraçamos em nosso mandato, nosso foco está no diagnóstico precoce e no combate ao preconceito. O Lúpus não é contagioso e também não é um tipo de câncer. E apesar de não haver cura, é possível controlar e conviver normalmente com a doença, desde que haja assistência, tratamento específico e um acompanhamento médico regular”, explicou a vereadora Júlia.


Categorias

Arquivo