Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Criado Dia da Conquista do Voto Feminino

A Câmara Municipal de Natal aprovou em segunda discussão, nesta quarta-feira (16), o Projeto de Lei da vereadora Júlia Arruda que institui o Dia da Conquista do Voto Feminino no calendário oficial de eventos do Município de Natal, a ser comemorado todos os anos no dia 24 de fevereiro, data em que também é celebrado nacionalmente. O objetivo da proposta é incentivar a participação feminina e estimular o protagonismo da mulher na política.

“Vivemos um momento em que a participação das mulheres na política se faz cada vez mais necessária e urgente. Prova disso, é o crescimento da bancada feminina da Câmara Municipal para a próxima legislatura, que dobrou de tamanho, passando de 4 para 8 vereadoras. Mas sabemos que ainda há muito a conquistarmos. Por isso, mais do uma data para se comemorar, esse é um dia para reafirmar nosso compromisso com a garantia dos direitos das mulheres”, destacou a vereadora Júlia.

Fruto de uma longa luta iniciada antes mesmo da Proclamação da República e após anos de reivindicações e uma intensa campanha nacional, o Código Eleitoral aprovado pelo Decreto nº 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, assegurou o direito das mulheres votarem e serem eleitas para cargos no Executivo e Legislativo nas três esferas governamentais. Um direito a princípio garantido apenas às mulheres casadas, com autorização do marido, que dois anos depois foi estendido a todas as mulheres, sem restrições.

Para os potiguares, a data tem um significado ainda mais especial, uma vez que a primeira mulher a ter o direito de votar no Brasil foi a professora Celina Guimarães, em Mossoró. E isso bem antes do decreto de 1932. Pioneirismo reafirmado pela fazendeira Alzira Soriano que, cinco anos antes da aprovação do Código Eleitoral Brasil, foi primeira prefeita eleita do Brasil, em Lajes, na região Central Potiguar.

O projeto segue agora para sanção do prefeito Carlos Eduardo, que tem 15 dias úteis para apreciar a matéria.


Foto: Elpídio Júnior

Categorias

Arquivo