Vereadora Júlia Arruda

Blog

Arquivo

Júlia Arruda prestigia evento de entrega de material escolar aos alunos da LBV

Instituição é parceira da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, presidida pela vereadora

A vereadora Júlia Arruda (PSB) participou, na manhã deste sábado (23), da cerimônia de entrega de material escolar e fardamento às crianças atendidas pelos programas "Criança Futuro no Presente!" e "Espaço de Convivência" da Legião da Boa Vontade (LBV) em Natal. Os alunos contemplados fazem parte de famílias de baixa renda atendidas no Centro Comunitário de Assistência Social da instituição, em Dix-Sept Rosado.

A LBV é uma das 120 instituições parceiras da Frente Parlamentar em Defesa das Crianças e Adolescentes, fórum de discussão presidido por Júlia Arruda na Câmara Municipal de Natal.

Os kits foram arrecadados durante a campanha "LBV Criança Nota 10 — Sem Educação não há Futuro!" e contêm estojo, lápis preto nº 2, caixa de lápis de cor com 12 unidades, canetas esferográficas e hidrográficas coloridas, apontador com depósito, borrachas, tesoura sem ponta, tubos de cola, cadernos de desenho e universitário, papel sulfite reciclado, régua de 30 cm, dicionário de língua portuguesa (com a nova ortografia), entre outros itens.

De acordo com a vereadora Júlia Arruda, o trabalho da LBV em Natal é extremamente importante, pois possibilita que a população carente desfrute de uma série de projetos socioeducacionais, tais como unidades de ensino, abrigos para idosos e centros comunitários.

Júlia Arruda é reeleita presidente da Comissão de Turismo da CMN

Em sessão para definir a composição das comissões temáticas da Casa, vereadora também foi reconduzida às Comissões de Direitos Humanos e Educação

O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou na Sessão Ordinária desta quarta-feira (20) a composição das nove comissões temáticas para o período de 2013 a 2016. Na ocasião, a vereadora Júlia Arruda (PSB) foi reeleita presidente da Comissão de Turismo e vice-presidente da Comissão em Defesa dos Direitos Humanos, Trabalho e Minorias. A parlamentar também continua a integrar, como membro, a Comissão de Educação Cultura e Desporto.

As Comissões são compostas de cinco membros cada. Elas são responsáveis pela elaboração dos estudos e pareceres sobre os projetos de lei apreciados pela casa legislativa.

Em pronunciamento durante o horário reservado às lideranças partidárias, Júlia destacou a satisfação de ser reconduzida aos postos que ocupa há mais de dois anos. "Agradeço aos colegas pelo apoio. É muito bom poder continuar a defender estas bandeiras tão distintas e importantes para Natal", disse.

Ainda durante seu discurso, a vereadora dirigiu um apelo aos novos presidentes para que estes possam dar continuidade às atividades que vinham sendo desenvolvidas anteriormente em cada Comissão. 

De acordo com a parlamentar, a medida fará com que muitos projetos benéficos que estão na fila para serem apreciados saiam do papel.

"Precisamos, ainda, garantir a informatização das Comissões para que a tramitação dos projetos de lei ocorra de forma mais ágil e, com isso, a população possa realmente ser favorecida", afirmou.

Comissões

Além de ter a vereadora Júlia Arruda como presidente, a Comissão de Turismo conta com o vereador Felipe Alves como vice-presidente, e com os vereadores Dagô, Chagas Catarino e Paulinho Freire como membros.

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Trabalho e das Minorias, na qual Júlia ocupa o posto de vice-presidente, tem o vereador Rafael Motta como presidente e os vereadores Fernando Lucena, Ary Gomes e Amanda Gurgel.

Como membro da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Júlia Arruda trabalhará ao lado da vereadora Eleika Bezerra (presidente), Ary Gomes (vice), além dos vereadores Júlio Protásio e Amanda Gurgel .

Com informações da Assecam

Júlia Arruda participa de sessão de abertura dos trabalhos legislativos para 2013

A vereadora Júlia Arruda (PSB) participou, na tarde desta terça-feira (19), da primeira sessão ordinária do ano de 2013 na Câmara Municipal de Natal. A audiência, que marca o início dos trabalhos dos vereadores da 17ª Legislatura, contou com a leitura da Mensagem Anual do Executivo pelo prefeito Carlos Eduardo Alves.

Na oportunidade, Carlos Eduardo fez uma breve análise da antiga administração, na qual concluiu que os responsáveis pela última gestão de Natal agiram com negligência e irresponsabilidade diante dos problemas e necessidades do município. “A administração passada foi negligente, desastrosa, irresponsável, ilegal e mentirosa. O desgoverno gritante não poupou uma área sequer. Nunca Natal havia assistido a tamanha desordem. Áreas essenciais para a população como saúde e educação foram completamente esquecidas”, afirmou.

Em seguida, o prefeito destacou as medidas que estão sendo tomadas para sanar os problemas emergenciais encontrados nestes primeiros dias de trabalho e apontou uma série de metas para garantir o desenvolvimento sustentável da capital, entre as quais estão a viabilização de obras para a Copa de 2014 e a ampliação do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Carlos Eduardo concluiu a leitura da mensagem enfatizando a importância do apoio dos membros do Legislativo Municipal no processo de revitalização de Natal.

Ao analisar a mensagem do Executivo, a vereadora Júlia Arruda destacou a importância da fiscalização exercida pelos membros do Legislativo. "A mensagem lida pelo prefeito trouxe um resumo das ações da última gestão e das consequências que estes atos tiveram na vida do natalense e, mais importante que isso, apontou metas que serão seguidas para reerguer Natal. Nós, vereadores, devemos ter sensibilidade para agir de modo a ajudar o Executivo em sua missão, mas sem esquecer de que temos o dever de fiscalizar e acompanhar de perto o desdobramento destas metas e perspectivas, para assim garantir o melhor para a cidade", disse.

Além da leitura da mensagem anual, a sessão ordinária contou com um ato ecumênico com a presença do presidente da igreja Assembleia de Deus no RN, Pastor Martim Alves da Silva, e o arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime.

Júlia Arruda participa de reunião para discutir situação das escolas de samba de Natal

Durante o encontro, Júlia destacou a importância de se instrumentalizar o Fundo de Incentivo à Cultura (FIC)

A vereadora Júlia Arruda (PSB) participou, na manhã desta quarta-feira (06), de reunião na Câmara Municipal de Natal para definir a possibilidade de realização dos tradicionais desfiles das escolas de samba no carnaval deste ano. Durante a audiência, que contou com a presença de representantes do Legislativo Municipal, gestores da Funcarte e membros da Associação de Escolas de Samba e Tribos de Índio de Natal (Aestin), ficou definido o cancelamento das apresentações das agremiações no evento por conta da falta de recursos.

Na oportunidade, os carnavalescos membros da Associação de Escolas de Samba e Tribos de Índio de Natal (Aestin) reivindicaram o pagamento da premiação do carnaval 2012 – cerca de R$ 242 mil – que ajudaria a cobrir parte dos gastos com a confecção de adereços e fantasias que não serão utilizados esse ano. Os representantes das escolas cobraram ainda mais organização e planejamento na distribuição de recursos para o carnaval 2014 por parte da Funcarte.

Segundo o presidente da Funcarte, Dácio Galvão, o pagamento ainda não foi liberado porque a Aestin tem pendências identificadas pela Controladoria do Município em relação à prestação de contas do ano passado. No entanto, o presidente se comprometeu a viabilizar o pagamento assim que as pendências da Aestin com o MP estejam regularizados.

Durante a ocasião, Júlia destacou a importância de se instrumentalizar o Fundo de Incentivo à Cultura (FIC), de modo a dar mais estrutura para a classe artística que sofre com a falta de recursos em Natal. "Temos que reativar o FIC, pois ele é uma ferramenta importante para o fomento da cultura da nossa cidade. Com um orçamento justo reservado para as atividades culturais, será mais fácil para a classe artística trabalhar e quem ganha com isso é a cidade e a população em geral", afirmou.

A vereadora aproveitou ainda pra colocar o seu mandato à disposição dos produtores culturais e se prontificou a ajudar no que for necessário para cobrar da Prefeitura medidas eficientes para o desenvolvimento do setor.

Após o carnaval, haverá uma nova reunião entre a Câmara, a Aestin, a Controladoria do Município e a Secretaria de Planejamento e a Funcarte, para tratar do pagamento do prêmio de 2012 e iniciar os debates para o próximo carnaval.

Categorias

Arquivo