Vereadora Júlia Arruda

Blog

Arquivo

Vereadora destina recursos para obras relacionadas a esportes

A vereadora Júlia Arruda iniciou a semana nesta segunda-feira (28) em reunião com o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer e Copa do Mundo da Fifa (Secopa), Luiz Eduardo Machado, para cobrar a execução de projetos contemplados pelas emendas parlamentares de 2014 que aprovou na Câmara Municipal. 

Ainda entre as solicitações que a vereadora fez ao titular da pasta, está a construção de vestiário e arquibancada para o campo de futebol do conjunto Parque dos Coqueiros, no bairro Lagoa Azul, a recuperação da quadra do Conjunto Eldorado e o apoio da Secretaria a escolinhas e associações que trabalham o esporte com crianças e adolescentes, além de reapresentar requerimentos dos quais ainda não obteve resposta. 

Júlia Arruda pede instalação de Conselho e Fundo para Juventude

Em reunião na Prefeitura de Natal durante a manhã desta sexta-feira (25) para discutir a permanência da Secretaria da Juventude, a vereadora Júlia Arruda (PSB) requereu mais uma vez a implementação do Conselho Municipal da Juventude e do Fundo Municipal de Políticas Públicas para Juventude, por meio do assessor Jorge Alberto.

Com a Secretaria sob ameaça de extinção por causa da Reforma Administrativa, o mandato da vereadora mostrou que a juventude é um segmento carente em políticas setoriais. As medidas solicitadas pretendem garantir orçamento para ações integradas nos campos do trabalho, educação, saúde, cultura, esporte e lazer.  

O secretário chefe do Gabinete Civil, Kleber Fernandes, assumiu o compromisso de apresentar um relatório de caso ao prefeito Carlos Eduardo para melhor análise da viabilidade da Secretaria da Juventude.

Também participaram da reunião, representantes de movimentos sociais e outros legisladores.

Curso de Administração homenageia Júlia Arruda

A vereadora Júlia Arruda emprestou seu nome à turma 2014.1 de Administração da Fanec (Faculdade Natalense de Ensino e Cultura). A colação de grau foi na terça-feira (22) junto com a turma de Gestão Hopitalar da mesma instituição.

Os formandos se reuniram no La Mouette Recepções para a noite de homenagens. Confira as fotos:


Comitê Local para a Copa divulga ações na Câmara Municipal

A Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira (24) para acompanhar o desenvolvimento das ações dos 13 grupos que fazem parte do Comitê de Proteção Local a Crianças e Adolescentes na Copa Fifa 2014.

Os grupos foram divididos em área de atuação que organiza os entes em: Poder Público, Conselhos Atuantes, orçamento Otimização, Rede Articulada e Fortalecida, Saúde com Qualidade, Turismo, Educação Qualificada e Espaços de Lazer Constituidor, Assistência Social, Natal Segura RN pro SGD, Sociedade bem Informada, Intersetorialidade Plena, Política Macro RN e Metropolitana e Adolescentes.
 
A vereadora Júlia Arruda (PSB), que preside a Frente Parlamentar Municipal, enfatizou a necessidade de ações que dinamizem os sistemas de proteção a crianças e adolescentes e contribua para um legado na área de assistência social. “O intuito dessa reunião é fazer um balanço das medidas que estão sendo tomadas por cada grupo e, ao mesmo tempo, fortalecer as estratégias estabelecidas, o cumprimento de metas e o cronograma de ações. Esse é um desafio que assumimos tardiamente, mas a rede local está articulada e poderemos ter uma experiência satisfatória que servirá para além da Copa”, afirmou a parlamentar.

Além da apresentação das atividades de cada grupo, na reunião da Frente Parlamentar ainda teve exibição de um mapeamento dos cenários das cidades sedes da Copa apresentado pela coordenadora da ONG Casa Renascer, Sayonara Dias, e a explanação da campanha “Bola na Rede – Um Gol pelos Direitos da Criança e Adolescentes”, iniciativa da Renas (Rede Evangélica Nacional de Ação Social).

A campanha internacional “Não Desvie o Olhar”, que será lançada no próximo mês pelo prefeito da cidade do Natal, Carlos Eduardo Alves, teve sua programação divulgada na Frente Parlamentar. A campanha, que tem por objetivo conscientizar a população contra a violência e o abuso contra crianças e adolescentes, terá estratégias de divulgação em locais de grande fluxo de pessoas e, principalmente, de turistas.

Do dia 12 de maio ao dia 16 de maio, lugares como o Aeroporto Augusto Severo, a Rodoviária de Natal, sinais das principais avenidas da cidade como a Salgado Filho e a João Medeiros Filhos, e ônibus e alternativos que circulam em Natal serão pontos onde a equipe estará divulgando o material da campanha.

Jovens Escribas recebem homenagem do Legislativo Municipal

Quatros jovens que souberam empreender e viabilizar o sonho de lançar suas próprias obras e, dez anos depois, acabaram modificando o cenário da literatura local. Essa é um breve explanação da história do Jovens Escribas, selo lançado pelos publicitários Carlos Fialho, Daniel Michoni, Patrício Jr. e Thiago de Góes e que hoje contabiliza 50 títulos lançados. Na manhã desta quarta-feira (23), Dia Internacional do Livro e do Autor, a editora foi homenageada em Sessão Solene proposta pela vereadora Júlia Arruda (PSB), velha conhecida do grupo e entusiasta do trabalho desenvolvido pela editora. 

“Jovens na ideia e na essência, tenho orgulho e o prazer de promover essa celebração que acontece no Dia do Livro e do Autor. Fui colega de trabalho do escritor Carlos Fialho, quando atuava como publicitária, e acompanhei a criação desse empreendimento, idealizado também por Daniel Michoni, Patrício Jr. e Thiago de Góes. As nossas afinidades em relação à literatura e educação são similares. Admiro o dinamismo, persistência e inovação de se trabalhar com nomes potiguares e levar nossa literatura para todo o país”, afirmou a vereadora em pronunciamento sobre o trabalho dos Jovens Escribas complementando a importância da atuação da editora para o mercado literário local.

Júlia Arruda, que faz parte da Comissão de Educação e é vice-presidente da Frente Parlamentar de Incentivo ao Livro, Leitura e Literatura, lembrou da sua atuação na Lei de Incentivo ao Livro, do apoio institucional que a Câmara Municipal deu ao projeto Ação Sesc, programa de incentivo à leitura em escolas da cidade promovido pelo Jovens Escribas, e também de emendas como a apresentada ao PPA  que assegurou recursos para ampliar o número de bibliotecas públicas em Natal nas quatros regiões de Natal.

O escritor e publicitário Carlos Fialho, do conselho editorial da Jovens Escribas, afirmou que o grupo vai ampliar suas ações e continuar dialogando com outras entidades empenhadas na promoção da cultura potiguar. “Agradecemos as manifestações de apreço e dizer que nos sentimos gratificados por contribuir para que mais pessoas decidam se aventurar no auspicioso, encantador e divertido hábito da leitura”, agradeceu.  

Sessão Solene homenageia Jovens Escribas

A literatura potiguar está em ascensão. Isso se deve em parte ao pioneirismo da editora Jovens Escribas que completa 10 anos em 2014. E como parte das comemorações do aniversário, a Câmara Municipal do Natal realizará uma Sessão Solene às 9h desta quarta-feira (23), data em que também é comemorado o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor.

A proposição do evento partiu da vereadora Júlia Arruda (PSB), que foi colega de trabalho do escritor e publicitário Carlos Fialho e acompanhou a criação do grupo, idealizado também por Daniel Michoni, Patrício Jr. e Thiago de Góes. Quatro amigos que resolveram se unir para viabilizar a publicação de seus próprios livros e não imaginavam que, anos mais tarde, a editora se tornaria referência no segmento. Até o momento foram publicados 36 títulos.

Como integrante da Comissão de Educação e vice-presidente da Frente Parlamentar de Incentivo ao Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Júlia Arruda é entusiasta do projeto, que exerce importante função social.

Além de viabilizar a publicação de escritores locais e apresentar a literatura norte-riograndense ao resto do país, os Jovens Escribas também realizam anualmente um programa de incentivo à leitura em escolas municipais e particulares de Natal, a Ação Sesc de Leitura, que, inclusive, também teve a participação do Legislativo Municipal por meio do projeto Escola na Câmara. A ideia é levar escritores às escolas para um bate-papo depois de ter trabalhado seus textos em sala de aula. Por último o livro estudado é deixado na biblioteca.

Vereadora solicita redutores de velocidade em ruas do Eldorado

Atendendo a uma solicitação dos moradores do conjunto Eldorado, da Zona Norte de Natal, a vereadora Júlia Arruda (PSB) solicitou à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) a implantação de redutores de velocidade nas ruas Piripiri, Porto Príncipe e Portela.

Segundo o pronunciamento da vereadora durante a sessão ordinária desta terça-feira (15), muitos acidentes têm ocorrido no bairro Lagoa Azul, em especial no Conjunto Eldorado. “É necessário um estudo de redução de velocidade nas ruas que solicitamos. Crianças já foram atropeladas. Os moradores clamam por providências. Eles estão sendo penalizados”, disse, atentando para a falta de sinalização.

O problema foi percebido durante visita que Júlia fez ao lugar na semana passada.

RN veste branco e pede paz

Em nome da paz, o Rio Grande do Norte veste branco nesta quinta-feira (10). A vereadora Júlia Arruda (PSB) entrou no movimento "Basta de Violência no RN" levando o tema ao plenário da Câmara Municipal de Natal. 

“O clima de insegurança no Estado já passou dos limites. Todos os cidadãos já passaram por alguma situação de violência, por isso estamos vestindo branco”, iniciou a vereadora. 

“Não é de competência do vereador legislar sobre Segurança Pública, mas precisamos lutar por maiores investimentos na área, pedindo para que o Governo Estadual dê mais atenção ao setor e contrate os concursados da Polícia Militar. Só assim teremos melhores dias no que se refere à segurança”. 

Um ato público marcou o início do movimento durante a manhã na Governadoria, envolvendo servidores, comércio, autoridades, instituições religiosas e diversos segmentos da sociedade civil. Foram fincadas cruzes para lembrar os homicídios praticados todos os dias no Rio Grande do Norte.

Câmara lembra Dia Nacional do Sistema Braille

A vereadora Júlia Arruda apresentou na Câmara Municipal de Natal voto de congratulação ao Dia Nacional do Sistema Braille (método de leitura para cegos), comemorado nesta terça-feira (8 de abril). A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego brasileiro.

Sem enxergar desde o nascimento, ele estudou o método Braile em Paris. De volta ao Brasil, passou a ensiná-lo e a difundi-lo, recebendo o título honorífico de "Patrono da Educação dos Cegos no Brasil".

CMN solicita esclarecimentos sobre unificação da bilhetagem eletrônica

Seis meses após a aprovação da lei que determina a unificação da bilhetagem eletrônica nos sistemas de transporte público de Natal e sem a sua implementação, a Câmara Municipal pede esclarecimentos ao Poder Executivo.

Com a contribuição da vereadora Júlia Arruda, o líder do governo Júlio Protásio apresentou requerimento nesta quinta-feira (3) solicitando explicação do motivo da não efetivação da lei aprovada em novembro de 2013. Os esclarecimentos devem ser dados por escrito em um prazo de 15 dias. No mesmo prazo, a secretária de Mobilidade, Elequicina dos Santos, deve comparecer ao plenário. Caso esses dos itens não sejam obedecidos, o prefeito Carlos Eduardo é convocado a apresentar-se na Câmara.

“Queremos que as informações do Executivo cheguem o mais rápido possível aqui, seja por escrito, em documento do prefeito de Natal, ou com a vinda da secretária. Caso isso não aconteça ou não seja satisfatório, que o prefeito possa vir prestar seus esclarecimentos”, explicou a vereadora Júlia.

Categorias

Arquivo