Vereadora Júlia Arruda

Blog

Arquivo

Júlia representa Câmara em Audiência da CPI do Tráfico de Pessoas


A presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente de Natal, vereadora Júlia Arruda, representou a Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira (28) na audiência pública realizada na Assembleia Legislativa por proposição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, do Senado Federal, que tem como presidente e vice-presidente Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Paulo Davim (PV-RN), respectivamente.

Na ocasião, a governadora Rosalba Ciarlini assumiu o compromisso de criar um núcleo de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Além de tal medida, mais quatro encaminhamentos foram feitos. Um deles foi o compromisso de encaminhar um requerimento ao Ministério da Justiça solicitando o envolvimento da Polícia Federal na investigação de um dos crimes de maior repercussão em Natal: o desaparecimento de cinco crianças no bairro Planalto, entre novembro de 1998 e dezembro de 2001.

Outra ação da CPI é solicitar ao Tribunal de Justiça do RN celeridade no julgamento dos nove processos que lá estão aguardando resposta. Os senadores também vão solicitar ao presidente da AL, o deputado Ricardo Motta e ao presidente da Câmara dos Vereadores, Edivan Martins que estimulem a criação de uma Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

De acordo com a presidente da CPI, a senadora Vanessa Grazziotin, o tráfico de pessoas é o segundo crime que mais mobiliza recursos, uma média US$ 30 bilhões no mundo inteiro. Para Vanessa, a legislação brasileira é “insuficiente e incorreta” em relação a esse crime. “Muitas pessoas acham que tráfico de pessoas está relacionado apenas ao tráfico de mulheres para exploração sexual. Mas vai além disso, pois abrange casos de tráfico de órgãos, adoção ilegal de crianças, trabalho escravo. São muitas as dificuldades para enfrentar esse problema”, disse a senadora.

ÓRGÃOS DE SEGURANÇA
A chefe da Delegacia de Polícia de Imigração da Polícia Federal, Poliana de Medeiros Pimenta relatou alguns casos de crimes relacionados ao tráfico de pessoas e falou das dificuldades estruturais que a PF/RN possui. Entre os casos mais importantes citados por ela está a Operação Lusa, em 2006; a Corona – que resultou na condenação de 14 pessoas, sendo 6 italianos e 8 brasileiros, acusados de tráfico internacional de pessoas, tráfico interno de pessoas, delito de casa de prostituição (Ilha da Fantasia), entre outros -, e Operação Ferrari, que tinha como objetivo levar pessoas para a Itália.

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho comentou o caso e colocou a equipe do Ministério à disposição da CPI para eventuais contribuições.

Júlia prestigia lançamento do livro de Fernando Luiz

Na noite desta quinta-feira (24) a vereadora Júlia Arruda (PSB) esteve na livraria Nobel para o lançamento do livro Vida de Artista, uma biografia do cantor popular, Fernando Luiz. A parlamentar destaca a importância do cantor para a história da cultura potiguar: “Fernando Luiz é um grande incentivador da cultura popular e da divulgação dos talentos potiguares”.

Lançando o seu segundo livro, Fernando Luiz, afirmou que recebeu o incentivo de amigos para contar a sua história. “Esse livro conta a minha batalha e o preconceito que enfrentei como artista. Nele, narro passagens da minha vida, umas engraçadas e outras tristes, mas no final uma história de um verdadeiro artista popular”, finalizou.

Estiveram também presentes ao lançamento do livro de Fernando Luiz o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Edivan Martins (PV), o deputado estadual Hermano Morais e a secretária estadual de Cultura, Isaura Rosado.
 

Júlia participa de bate-papo com escritor Carlos Fialho e alunos de escola pública

Os alunos da Escola Municipal Francisca Ferreira participaram, na tarde desta quinta-feira (24), de bate-papo com o escritor potiguar Carlos Fialho. A conversa, que fez farte das atividades da Ação Potiguar de Incentivo à Leitura 2012, encabeçada pelo selo editorial Jovens Escribas, foi realizada no auditório da Escola Legislativa Miguel Arraes e contou com a presença da vereadora Júlia Arruda (PSB).

Tendo a literatura como tema principal, o debate descontraído entre escritor e estudantes permitiu que os alunos tirassem dúvidas acerca da importância da leitura para o aprendizado escolar, além de esclarecer tópicos como a relação entre leitura e escrita.

Para a vereadora Júlia Arruda, o evento foi importante já que fez com que os alunos se interessassem mais sobre o tema. “Ter alguém jovem discutindo o assunto, alguém que fale a mesma língua dos estudantes, como é o caso dos escritores da editora Jovens Escribas, é importante para acabar com a ideia de que leitura é uma coisa chata”, disse.

Segundo a parlamentar, que é autora da Lei que instituiu a Política Municipal do Livro em Natal, a iniciativa é louvável, pois contribui para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
 

Contas do ex-prefeito Carlos Eduardo são reprovadas pela CMN

A Câmara Municipal do Natal reprovou, durante a sessão desta terça-feira (23), as contas do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, referentes ao exercício de 2008 da Prefeitura do Natal. Dos 21 vereadores presentes na sessão, 15 votaram a favor do relatório da comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da CMN. O documento foi contrário ao parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que havia aprovado as contas do ex-chefe do executivo.

A vereadora Júlia Arruda (PSB), esteve entre os seis parlamentares que votaram contra o relatório da Comissão e, consequentemente, a favor da aprovação das contas.

O vereador Enildo Alves, relator da matéria na Comissão de Finanças, disse que houve irregularidades insanáveis nas contas de 2008, quando Carlos Eduardo foi prefeito. De acordo com o parlamentar, atos administrativos do ex-prefeito concederam benefícios salariais a servidores durante período supostamente vedado pela Justiça Eleitoral.

O relator também utilizou como argumento para a desaprovação a venda da conta única do município e utilização dos recursos do fundo previdenciário do município.

Em sua declaração de voto, Júlia Arruda explicou que iria seguir o parecer do TCE. “Me sinto confortável em votar contra o relatório da comissão pois tenho o respaldo de um órgão técnico como o Tribunal de Contas. Para mim, essa não é uma decisão política”, disse ela.
 

Vereadora Júlia Arruda participa de reunião do PSB

A vereadora Júlia Arruda (PSB) participou, na manhã desta quarta-feira (23), de encontro com representantes regionais do Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizado clube Assen em Natal. A reunião, que contou com a presença da presidente estadual do partido, ex-governadora Wilma de Faria, e da coordenadora municipal, deputada estadual Márcia Maia, teve o objetivo de formalizar aliança com o Partido Democrático Trabalhista (PDT) para as próximas eleições municipais.

Clique aqui para ver mais fotos.
 

Vereadora Júlia Arruda se compromete a intermediar debate acerca da situação das UTIs Neonatais

A escassez de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais e pediátricas em Natal foi, mais uma vez, abordada pela vereadora Júlia Arruda durante a sessão ordinária desta terça-feira (22). Desta vez, a parlamentar usou o tempo reservado às lideranças dos partidos para informar que vai procurar o Ministério Público com o intuito de marcar uma audiência para discutir a questão.

“Essa semana fui bastante procurada por cidadãos preocupados com a falta de UTIs neonatais no nosso município e estado. Desta forma, assumo aqui o compromisso de buscar uma audiência com representantes da Promotoria da Saúde, Prefeitura de Natal e classe médica para debater essa situação que traz tanto prejuízo às crianças”, disse a vereadora, que preside a Frente Parlamentar em Defesa das Crianças e dos Adolescentes.

Segundo Júlia, somente um consenso entre estes atores será capaz de reverter o cenário precário no qual se encontra o sistema de atendimento destinado às crianças. “Temos que encontrar um meio de trabalhar juntos, visando sempre a ampliação do número de UTIs pediátricas e a melhoria da assistência prestada aos pequenos”, disse.

Em seu discurso, ela destacou ainda as ações desenvolvidas pela Associação Amigos do Coração da Criança (Amico) no intuito de mudar esta situação. Responsável pelo movimento intitulado “Levante à Vida”, a entidade vem realizando reuniões periódicas para discutir a assistência de UTIs pediátricas no município e no estado.

Leitura

Ao finalizar sua fala, a vereadora também falou sobre o projeto “Ação Potiguar de Incentivo à Leitura 2012”, desenvolvido pelo selo editorial Jovens Escribas, cujo objetivo é incentivar o gosto pelos livros entre estudantes de escolas públicas e privadas de Natal. Segundo ela medidas como essas são extremamente relevantes para a formação de uma sociedade leitora, com cidadãos mais capazes e conscientes.

 

Júlia Arruda cobra da prefeitura renovação de Convênio com a Apae

Um convênio que existe há mais de 20 anos entre Apae Natal e Prefeitura de Natal deixou de ser renovado na gestão Micarla de Sousa. Diante das várias tentativas frustradas de retomar a parceria com o Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação, os diretores da instituição solicitaram intermédio da vereadora Júlia Arruda (PSB), que agendou audiência diretamente com o titular da Segap (Secretaria do Gabinete da Prefeita), Heráclito Noé, na manhã desta segunda-feira (21).

 

A reunião, que ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, debateu sobre a necessidade do Poder Executivo Municipal voltar a ceder seis professores para a escola mantida pela instituição, que possui atualmente cerca de 560 alunos matriculados. O gestor se comprometeu a fazer o possível para obter resposta positiva da chefe do Executivo. Ele levaria a solicitação para uma reunião de logo mais, entre prefeita e secretários, e ainda hoje retornaria à parlamentar com um posicionamento.

 

Júlia Arruda foi à audiência acompanhada da diretora da Apae, Maria Alzira Correia, e um de seus fundadores e ex-presidente, Murilo Celeste Barros.

Júlia participa de caminhada no dia nacional de combate à violência sexual de crianças e adolescentes

O Dia Nacional de Combate à Violência Sexual de Crianças e adolescentes, comemorado na última sexta-feira, 18 de maio, foi marcado por uma caminhada em prol da conscientização da população acerca da importância de se garantir os direitos infantis. O evento, idealizado por conselheiros tutelares, foi realizado no bairro Bom Pastor, zona Oeste de Natal, e contou com a presença da vereadora Júlia Arruda (PSB).

"O dia 18 de maio é uma data que nos faz refletir sobre a importância da luta contra a violência sexual de crianças e adolescentes. Iniciativas como essas, que chamam a atenção da população para o problema, são necessárias para que toda a sociedade se engaje nesta luta e denuncie todo e qualquer tipo de abuso infanto-juvenil pelo Disque 100", disse a vereadora, que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal.
 

Clique aqui para ver mais fotos da caminhada

Vereadora Júlia Arruda representa CMN na cerimônia de adesão do Plano Viver Sem Limite

A vereadora Júlia Arruda (PSB) representou a Câmara Municipal de Natal na cerimônia de adesão do Rio Grande do Norte ao Plano Viver Sem Limite, do Governo Federal. A solenidade, realizada na noite desta quarta-feira (16), no auditório do IFRN, contou com a presença da ministra chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes. O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite - foi instituído pelo Governo Federa com a finalidade de promover, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência.

Em seu discurso, a ministra Maria do Rosário propôs um plano de trabalho para colocar o programa em prática e elogiou a postura do RN por sair na frente e adotar medidas que ajudam e valorizam as pessoas com deficiência. "Todas as metas do Plano estão organizadas, pactuadas. Fizemos várias reuniões, inclusive com a equipe do Rio Grande do Norte, comandada pela governadora Rosalba, e várias dessas ações já estão em andamento no estado. A meta de que nenhuma criança com deficiência fique fora da escola, por exemplo, já está sendo colocada em prática pela Secretaria de Educação", observou a Ministra, agradecendo ao Governo do Estado por traçar metas junto com o Governo Federal.

A solenidade de adesão do Rio Grande do Norte ao Plano Viver sem Limite contou com a presença de representantes da classe política potiguar e de entidades ligadas às pessoas com necessidades especiais, além de Secretários de Estado.

PLANO VIVER SEM LIMITE
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite - foi instituído pelo Governo Federal, através do Decreto 7.612 de 17/11/2011, com a finalidade de promover, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência, nos termos da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, aprovados por meio do Decreto Legislativo 186, de 9 de julho de 2008. O programa deve ser executado pela União em colaboração com Estados, Distrito Federal, Municípios e sociedade. O programa é baseado em quatro eixos de atuação: acesso à educação; atenção à saúde; inclusão social; e acessibilidade.

São diretrizes do Plano Viver sem Limite: a garantia de um sistema educacional inclusivo; a garantia de que os equipamentos públicos de educação sejam acessíveis para as pessoas com deficiência, inclusive por meio de transporte adequado; ampliação da participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mediante sua capacitação e qualificação profissional; ampliação do acesso das pessoas com deficiência às políticas de assistência social e de combate à extrema pobreza; prevenção das causas de deficiência; ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência, em especial os serviços de habilitação e reabilitação; ampliação do acesso das pessoas com deficiência à habitação adaptável e com recursos de acessibilidade; e promoção do acesso, do desenvolvimento e da inovação em tecnologia assistiva (um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão).

Com informações da Assessoria do Governo do Estado

Clique aqui para ver mais fotos da solenidade.
 

Júlia Arruda cobra medidas para que servidores sejam beneficiados com queda de juros

A vereadora Júlia Arruda (PSB) cobrou, durante pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (16), que a Prefeitura Municipal tome providências para que os servidores municipais possam ser beneficiados pela queda de juros dos bancos públicos, anunciada pela Presidente Dilma Roussef no último mês de abril.

De acordo com a parlamentar, o município ainda não enviou manifestação de anuência a estes estabelecimentos, o que impede que os servidores públicos possam renegociar seus financiamentos.

“Não sei se os colegas e telespectadores têm conhecimento, mas é sabido que é grande o número de financiamentos consignados do funcionalismo. E o que está acontecendo é que os funcionários da Prefeitura Municipal de Natal que estão procurando a Caixa Econômica e o Banco do Brasil para repactuar seus empréstimos consignados, agora com juros mais baixos, estão impedidos de fazê-lo”, disse Júlia.

Segundo ela, o impedimento ocorre em razão do não envio de uma manifestação da anuência, a concordância da Prefeitura para que a medida possa ser aplicada às operações dos servidores. “A Secretaria de Administração municipal deveria, em nome da Prefeitura, fazer essa manifestação. Só assim, os servidores do município terão direito a esse benefício”, afirmou.

Para a vereadora, o atraso por parte do poder público municipal está prejudicando muitos trabalhadores. “Como representante dos natalenses e parlamentar que tem o dever de fiscalizar e cobrar do Poder Executivo, reivindico que esta administração tome essa medida tão simples e que fará com que muitos servidores possam economizar mais dinheiro no fim do mês.

Saiba mais
A medida presidencial que determinou que os Bancos Oficiais baixassem os juros fez com que a Caixa Econômica e o Banco do Brasil iniciassem um processo de renegociação dos juros anteriormente pactuados nos contratos de financiamentos de seus clientes. Com juros menores, os empréstimos já contraídos pelos clientes ficaram mais baratos. A estratégia do governo federal tem a finalidade de estimular a competição entre as instituições financeiras, para que haja um aumento da oferta de crédito.

 

 

Júlia Arruda critica descaso com Turismo

A vereadora Júlia Arruda, que preside a Comissão de Turismo da Câmara de Natal, usou a tribuna do Plenário na tarde dessa terça-feira (15) para criticar os rumos da administração municipal com relação ao turismo. A parlamentar evidenciou a incapacidade da Prefeitura de “manter” as coisas que já funcionavam no caminho certo.

Júlia repercutiu matéria do jornal Diário de Natal sobre a crise que o turismo municipal vem enfrentando nos últimos anos, destacando a decadência daquela que é uma das principais bases da economia municipal e estadual, e que, de tanto ser negligenciada, enfrenta um de seus piores momentos, fazendo com que muitos cidadãos natalenses e potiguares sintam na pele o descaso do poder público para com o setor.

A vereadora ressaltou a diminuição do fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Augusto Severo e o fato de destinos como Fortaleza e Maceió registrarem aumentos no trânsito de passageiros, respectivamente. “De posse desta informação não é difícil concluir que não foi um efeito de mercado que ocasionou tamanha queda no RN, mas sim a falta de investimento por parte do poder público”, constatou.

Júlia Arruda reforçou ainda a queda vertiginosa do percentual de ocupação nos hotéis, assim como nos empregos gerados pela atividade turística, fazendo com que Natal tivesse o pior desempenho entre as capitais do Nordeste no ano passado. “Perdem as empresas de receptivo e de entretenimento, os guias, locadoras de carro, bugueiros, taxistas, rede hoteleira, fornecedores, restaurantes, bares, serviços bancários e financeiros; músicos, artesanato, além do comércio geral. Até o mercado imobiliário é atingido”, enfatizou.

“É preciso que o poder público acorde e reflita sobre as consequências da decadência do turismo. Os governos precisam divulgar o destino Natal de forma efetiva, mas, além disso, precisam tornar a cidade em um local digno de receber um turista. Falta sabedoria na hora de dividir os recursos. Verba para investir nós temos, o que falta é interesse político e vontade de trabalhar em prol pelo desenvolvimento do nosso município e estado”, concluiu.

 

Júlia Arruda prestigia homenagem a Franklin Capistrano na Assembleia

A vereadora Júlia Arruda (PSB) prestigiou, na manhã desta sexta-feira (11), a cerimônia de entrega de título de cidadão norte-rio-grandense ao vereador Franklin Capistrano, na Assembleia Legislativa. A vereadora compareceu ao evento representando a Câmara Municipal de Natal. A homenagem foi proposta pelo deputado Hermano Morais (PMDB).

“Rio da minha vida, Rio Grande do Norte (...)”. Encerrando com versos seu discurso emocionado, Franklin lembrou fatos marcantes de sua chegada ao Estado e fez agradecimentos especiais a todos os que colaboraram para sua inserção na vida da cidade. Fez menções a companheiros religiosos, como o Padre Vilela, que ficou conhecido por sua atuação em Candelária e pelo trabalho com os jovens. Familiares, amigos, a colega vereadora Júlia Arruda (PSB) e o monsenhor Lucas prestigiaram a solenidade.

A proposição do título foi conjunta com a deputada Márcia Maia (PSB) e endossada por todos os parlamentares. “Humilde, solidário por natureza, Franklin sempre adotou uma postura elogiável pelo comportamento ético exemplar. E com sua forte atuação junto às comunidades conquistou o respeito e a admiração da população natalense”, disse o deputado.

Em 18 anos de legislatura, o vereador foi autor de mais de 80 projetos de Lei e cerca de três mil requerimentos. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos, e é o atual Presidente da Comissão de Saúde, Assistência Social e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Natal, onde também preside a Frente Parlamentar em Defesa da Vida.
 

Vereadora Júlia Arruda comenta falta de UTIs Neonatais em Natal e no Rio Grande do Norte

A vereadora Júlia Arruda (PSB) usou o tempo reservado às lideranças dos partidos na sessão desta quinta-feira (10) para destacar um sério problema presente nas redes públicas de saúde de Natal e do Rio Grande do Norte: a escassez de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais e pediátricas. De acordo com a parlamentar, o problema é grave, pois põe em risco a vida de milhares de crianças no município e no estado.

“O baixo número de leitos de UTI neonatal e pediátrica põe em risco a saúde e integridade de mães, bebês e crianças. O problema voltou à tona em abril passado quando uma criança de três anos faleceu no Hospital Maria Alice Fernandes após esperar 24h por uma UTI”, disse a vereadora. Segundo ela, o caso relatado é apenas um entre muitos, simboliza a precariedade do sistema público de saúde.

Durante sua fala, ela aproveitou para denunciar o fato de que o Hospital Santa Catarina conta, atualmente, com uma sala repleta de aparelhos de UTI neonatal sem uso. Os equipamentos, segundo o diretor administrativo da unidade, são suficientes para montar oito leitos, entretanto, estão parados por conta da falta de profissionais qualificados para operá-los.

“Além de faltar médicos para a escala de plantão, enfermeiros e cirurgiões para formar uma equipe de UTI, faltam técnicos de enfermagem. O Estado não tem esse pessoal e nem contrata mais ninguém. Isso é um absurdo. É brincar com a vida de seres humanos”, comentou a vereadora.

Júlia destacou ainda as ações desenvolvidas pela Associação Amigos do Coração da Criança (Amico) no intuito de mudar esta situação. Responsável pelo movimento intitulado “Levante à Vida”, a entidade vem realizando reuniões periódicas para discutir a assistência de UTIs pediátricas no município e no estado. Os encontros contam com a presença de representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Sociedade de Pediatria do RN e Governo do Estado. “Recebi o convite do médico José Madson para me somar a esta luta e desde já me coloco à disposição para contribuir nos debates e cobrança aos gestores públicos”, disse a parlamentar.
 

Júlia Arruda vota a favor do Ficha Limpa para cargos públicos

Na sessão plenária desta terça-feira (8), o plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou em primeira discussão o projeto de Lei nº 231/2010, de autoria do vereador George Câmara (PCdoB).

Na ocasião, a vereadora Júlia Arruda (PSB) votou a favor da matéria, que dispõe sobre a proibição de nomeação de servidores comissionados que forem enquadrados nos preceitos constantes da Lei Complementar Federal nº 135/2010, de 04/06/2010, no âmbito do município de Natal. A matéria deve ser votada em segunda discussão ainda esta semana.

O propositor da matéria, George Câmara, esclareceu que a matéria determina a proibição da nomeação de servidores públicos comissionados que forem condenados ou foram de qualquer forma enquadrados pelas práticas rechaçadas pela Lei da Ficha Limpa. O projeto inclui cargos comissionados em todos os escalões e órgãos da administração direta e indireta de Natal.

Nesta quarta-feira (9), Júlia e o vereador Raniere Barbosa (PRB) apresentaram uma emenda que inclui no projeto Ficha Limpa secretários ou ordenadores que despesa que já estejam no exercício do cargo.
 

Vereadora Júlia Arruda presta homenagem à professora Eleika Bezerra

Dona de um currículo admirável e de uma trajetória repleta de contribuições valorosas aos cidadãos de Natal e do Rio Grande do Norte, a educadora Eleika Bezerra recebeu, durante sessão solene na noite desta terça-feira (8), a maior honraria do Legislativo Municipal, o título de cidadã natalense. Fruto de uma iniciativa do então vereador Hermano Morais, a homenagem foi entregue pela vereadora Júlia Arruda (PSB) e teve o objetivo de ressaltar a importância do trabalho desenvolvido pela professora.

“É uma honra conceder esse título à professora Eleika, que é uma das mais importantes figuras do nosso Estado na área de Educação. Tenho certeza de que, assim como eu, muitos natalenses consideram esta homenagem justa e legítima pelo fato de reconhecer o trabalho de alguém que contribui tanto para a evolução da educação de nossa capital e estado”, observou a vereadora.

Natural de Ceará-Mirim, Eleika se mudou para Natal ainda na década de 60, quando iniciou sua formação na área do magistério e começou a trilhar o caminho que a levaria ao posto de autoridade em educação. Com o avançar dos anos, passou a acumular cargos de ainda mais destaque, que incluíam o posto de secretária adjunta da Secretaria Estadual de Educação e titular da Secretaria Municipal de Educação dos municípios de Natal e Ielmo Marinho.

Afora isso, ainda fundou, em parceria com outros colegas educadores, o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), que tem o nobre objetivo de promover e realizar ações que contribuam para garantir uma educação escolar de qualidade e que favoreçam o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, criando condições fundamentais para a inclusão social.

Entre as várias contribuições que Eleika deu para a melhoria da Educação na capital e no estado, destacam-se ações como o programa Pré-Escola Para Todos, que possibilitou a garantia de cerca de cinco mil vagas para crianças com idade entre 4 e 6 anos nas escolas municipais de Natal, aumentando em 110% o percentual de matrículas de uma ano para o outro. Através de estas e outras medidas, a professora foi capaz de transformar positivamente a cara da educação potiguar.

Após receber o título de cidadã natalense, a professora relembrou passagens marcantes de sua trajetória e situações que a fizeram optar por seguir uma carreira no magistério. “Entendo que sou uma privilegiada num país como o Brasil, que ainda não pode oferecer uma educação digna a todos os seus habitantes, e, desta forma, sinto que devo dar algo em troca e contribuir para a mudança deste cenário”, disse ela, ressaltando alegria que o reconhecimento de seu trabalho por parte da Câmara lhe trouxe. “Jamais deixarei de dignificar este título”.

Ao final de sua fala, a educadora aproveitou para fazer um apelo aos parlamentares presentes pedindo-lhes para olhar mais pela área da educação. “Cuidemos melhor da nossa educação e ultrapassemos, de fato, os discursos segundo os quais ela é prioritária”, afirmou.

Participaram da solenidade o deputado Hermano Morais os vereadores Ney Lopes Júnior e Assis Oliveira, além do secretário de Educação de Natal, Walter Fonseca e a professora Magna França da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que representou a reitora, Ângela Cruz.
 

Júlia Arruda prestigia homenagem da AL à Adote

A vereadora Júlia Arruda (PSB), que preside a Frente da Pessoa com Deficiência da Câmara de Natal, representou esta Casa Legislativa em sessão solene em comemoração aos 30 anos de atividade da Associação de Orientação aos Deficientes (Adote), que ocorreu na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (07).

“Fiz questão de prestigiar por atestar o valoroso trabalho realizado por todos que fazem a instituição e quem têm contribuído tanto para a valorização do deficiente na nossa cidade e estado”, disse Júlia Arruda.

A proposição foi da deputada Márcia Maia (PSB), que falou: “Essa justa homenagem a uma instituição que tem tantos serviços prestados ao Rio Grande do Norte é também para dar mais visibilidade e chamar a atenção da sociedade civil e do poder público para a importância do seu trabalho”.

Na solenidade foram homenageadas a atual presidente da instituição, Francisca Soares de Souza e as ex-presidentes Shirley Rodrigues de Carvalho, que fundou a Adote, e Tereza Elizabete Gurgel de Faria.

Fundada em abril de 1982, a Adote não tem fins lucrativos e é referência na promoção do processo de desenvolvimento, aprendizagem e inclusão da pessoa com deficiência: intelectual, física, auditiva, múltiplas, síndromes, paralisia cerebral e distrofia muscular progressiva.

 

Júlia concede Título de Cidadã Natalense à professora Eleika Bezerra

Ela nasceu em Ceará-Mirim e morou parte da infância em Currais Novos, mas é em Natal, onde mora maior parte de sua vida, que ela vem dando sua contribuição para a educação não apenas da capital, mas de todo o Rio Grande do Norte. Essa é Eleika de Sá Bezerra, que será agraciada com título de Cidadã Natalense, em Sessão Solene promovida pela vereadora Júlia Arruda (PSB), às 18h da próxima terça-feira (08) na Câmara Municipal de Natal.

“Tenho muita satisfação ao conceder esse título a uma das mais importantes figuras do nosso Estado na área de Educação. Tenho certeza que sou apenas a interlocutora de muitos natalenses que se sentem também orgulhosos com a concessão desta honraria, por estarmos reconhecendo o trabalho de alguém que contribui tanto para a evolução da educação de nossa capital e estado”, observa a vereadora.

HISTÓRICO

Eleika estudou em escolas tradicionais de Natal e logo descobriu seu amor pela arte de educar. Aos 17 anos já ministrava aulas particulares e ainda aluna de Pedagogia assumiu disciplina do Curso de Magistério da antiga Escola normal – hoje Instituto Presidente Kennedy – além do Instituto Municipal João Vinte e Três, no curso de formação de professores.

Nos anos 70, já casada com o engenheiro Fernando Guerreiro, assume responsabilidades maiores, sendo Orientadora educacional da antiga ETFRN e diretora do antigo CEPE - Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais da Secretaria de Educação do RN. Dedicada, faz seu mestrado neste período e torna-se professora da UFRN, ao mesmo passo que dirige órgão técnico-pedagógico da Secretaria de Educação.

Na década de 90 torna-se secretária-adjunta de Educação do Estado, acumulando o cargo com a direção do Instituto Kennedy. Neste mesmo período viaja a França, onde passa por estágio e observa o sistema de formação de professores daquele país. Em 1999 assume a Secretaria de Educação de Natal, implementando ações elogiadas até hoje, como o Programa pré-escola para todos.

Eleika também foi secretária de Educação de Ielmo Marinho, tendo dado importante contribuição para a evolução do setor naquele município. Em 2004, juntamente com grupo de educadores, fundou o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), sendo sua diretora-executiva. Além disso tudo, é membro atuante dos Conselhos municipal e estadual de Educação, diretora regional nordeste da Associação Nacional de Planejamento e Administração da Educação (ANPAE), além de ser fundadora da Cooperativa de Professores do RN, assim como da Escola Freinet.

SERVIÇO
Sessão Solene de Entrega de Título de Cidadã Natalense a professora Eleika Bezerra
Data: 08/05/2012
Local: Câmara Municipal de Natal
Horário: 18h

Júlia Arruda concede Título de Cidadã Natalense a Eleika Bezerra

Ela nasceu em Ceará-Mirim e morou parte da infância em Currais Novos, mas é em Natal, onde mora maior parte de sua vida, que ela vem dando sua contribuição para a educação não apenas da capital, mas de todo o Rio Grande do Norte. Essa é Eleika de Sá Bezerra, que será agraciada com título de Cidadã Natalense, em Sessão Solene promovida pela vereadora Júlia Arruda (PSB), às 18h da próxima terça-feira (08) na Câmara Municipal de Natal.

“Tenho muita satisfação ao conceder esse título a uma das mais importantes figuras do nosso Estado na área de Educação. Tenho certeza que sou apenas a interlocutora de muitos natalenses que se sentem também orgulhosos com a concessão desta honraria, por estarmos reconhecendo o trabalho de alguém que contribui tanto para a evolução da educação de nossa capital e estado”, observa a vereadora.

HISTÓRICO

Eleika estudou em escolas tradicionais de Natal e logo descobriu seu amor pela arte de educar. Aos 17 anos já ministrava aulas particulares e ainda aluna de Pedagogia assumiu disciplina do Curso de Magistério da antiga Escola normal – hoje Instituto Presidente Kennedy – além do Instituto Municipal João Vinte e Três, no curso de formação de professores.

Nos anos 70, já casada com o engenheiro Fernando Guerreiro, assume responsabilidades maiores, sendo Orientadora educacional da antiga ETFRN e diretora do antigo CEPE - Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais da Secretaria de Educação do RN. Dedicada, faz seu mestrado neste período e torna-se professora da UFRN, ao mesmo passo que dirige órgão técnico-pedagógico da Secretaria de Educação.

Na década de 90 torna-se secretária-adjunta de Educação do Estado, acumulando o cargo com a direção do Instituto Kennedy. Neste mesmo período viaja a França, onde passa por estágio e observa o sistema de formação de professores daquele país. Em 1999 assume a Secretaria de Educação de Natal, implementando ações elogiadas até hoje, como o Programa pré-escola para todos.

Eleika também foi secretária de Educação de Ielmo Marinho, tendo dado importante contribuição para a evolução do setor naquele município. Em 2004, juntamente com grupo de educadores, fundou o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), sendo sua diretora-executiva. Além disso tudo, é membro atuante dos Conselhos municipal e estadual de Educação, diretora regional nordeste da Associação Nacional de Planejamento e Administração da Educação (ANPAE), além de ser fundadora da Cooperativa de Professores do RN, assim como da Escola Freinet.

SERVIÇO
Sessão Solene de Entrega de Título de Cidadã Natalense a professora Eleika Bezerra
Data: 08/05/2012
Local: Câmara Municipal de Natal
Horário: 18h

Vereadora Júlia Arruda critica abandono da cultura local

A vereadora Júlia Arruda (PSB) usou o horário reservado às lideranças dos partidos na sessão ordinária desta quarta-feira (02) para destacar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que trabalham na área da cultura em Natal. Seu discurso destacou a fala do ator e diretor Henrique Fontes, que teceu sérias críticas aos gestores culturais do município e do estado durante a IX edição do Troféu Cultura, no último dia 25 de abril.

“Estou aqui hoje para prestar minha solidariedade a Henrique Fontes e todos aqueles que trabalham duro, muitas vezes sem condições, no sentido de fortalecer a cultura no nosso município. Testemunho diariamente a indiferença da atual administração para com os artistas e comungo de sua indignação acerca da inexistência de recursos para fomentar o setor em Natal e no Rio Grande do Norte”, disse.

Baseando-se em dados, Júlia mostrou que os representantes dos governos são contraditórios ao pregar a valorização da cultura, mas, na prática, não fornecer meios para tal. “O segmento artístico chegou a comemorar a regulamentação do Fundo de Incentivo à Cultura, que passou a funcionar após 13 anos na gaveta. Mas a expectativa dos membros do Conselho Municipal de Cultura - comissão que gerencia o FIC – foi logo derrubada quando eles se depararam com o enorme corte do orçamento previsto para o Fundo, que caiu de R$400 mil para apenas R$93 mil”, afirmou.

Segundo ela, assim como o artista, que “dedicou” seu prêmio ao descaso do poder público com a cultura, os parlamentares também devem voltar seus olhos para a precariedade do setor e cobrar mais atenção e recursos. “Gostaria de propor aqui uma moção de apoio à nossa classe artística. Conclamo aos que discordam desta política pública, ou da falta dela, pelas nossas atuais administrações estadual e municipal de Natal que se manifestem”, disse a vereadora, afirmando que somente a união entre os artistas, classe política e a sociedade em geral poderá culminar em uma cena cultural ativa e valorizada.

 

Júlia Arruda parabeniza todos os trabalhadores de Natal e RN

A vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Trabalho e das Minorias da Câmara Municipal de Natal, vereadora Júlia Arruda (PSB), deseja um ótimo descanso em família neste Dia do Trabalhador a todos os natalenses que contribuem para o desenvolvimento sustentável da capital.

Clique aqui para ver o cartão

Categorias

Arquivo