Vereadora Júlia Arruda

Blog

Arquivo

Teste do coraçãozinho será obrigatório

Na última sessão ordinária antes do recesso parlamentar da Câmara Municipal de Natal, nessa quinta-feira (30), foi aprovado por unanimidade Projeto de Lei da vereadora Júlia Arruda que torna obrigatória a realização do exame de Oximetria de Pulso em todos os recém-nascidos atendidos nos hospitais de Natal. O chamado Teste do Coraçãozinho é um exame rápido, simples e indolor que detecta problemas no coração do recém-nascido antes mesmo de aparecerem os sintomas.

“Sabemos que uma em cada 100 crianças nasce com cardiopatia congênita e o Teste do Coraçãozinho é a maneira mais eficaz de detectar precocemente qualquer anormalidade na estrutura do coração presente antes do nascimento. Esse era também um clamor antigo das instituições e profissionais que atuam no tratamento dessas crianças e contamos com a sensibilidade do prefeito Carlos Eduardo, para que nosso projeto seja sancionado e se torne lei”, disse Júlia, autora da proposta.

De acordo com o projeto aprovado na Câmara Municipal, a realização da Oximetria de Pulso deverá integrar o rol de exames obrigatórios a serem realizados nos recém-nascidos atendidos nos hospitais de Natal, incluindo também os casos de bebês nascidos fora dos estabelecimentos hospitalares. Além disso, o Projeto de Lei destaca que a obrigatoriedade do teste tem custo zero aos cofres públicos, uma vez que todos os hospitais já possuem o aparelho em seu uso diário.

A matéria segue agora para o Executivo, que tem o prazo de 30 dias úteis para apreciar o projeto.

Categorias

Arquivo