Vereadora Júlia Arruda

Blog

Arquivo

Júlia é homenageada por sua luta pelas mulheres

O trabalho incansável na defesa dos direitos das mulheres e sua atuação firme na construção de políticas públicas de proteção e autonomia renderam à vereada Júlia Arruda homenagem da Assembleia Legislativa do RN. Em Sessão Solene pelos 10 anos da Lei Maria da Penha, proposta pela deputada Cristiane Dantas e realizada na manhã de hoje (31), Júlia foi lembrada por sua luta na criação e manutenção da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) e por ser autora do projeto que cria a Patrulha Maria da Penha em Natal.

“Em tempos de ódio com a causa feminista, é animador sentir que nosso trabalho é reconhecido. E esse reconhecimento não é meu ou do nosso mandato. É de todas as mulheres fortes, guerreiras, que lutam todos os dias pelo direito à vida, para sem incluídas e respeitadas. Essa homenagem é para cada mulher que consegue se livrar das amarras da violência doméstica e em memória daquelas que perderam suas vidas vítimas da cultura do machismo, do medo e da opressão”, disse a vereadora Júlia.

O Rio Grande do Norte é considerado o estado mais perigoso para mulheres no Brasil. Em 10 anos, houve um aumento de mais de 300% no número de homicídios de mulheres, segundo o Atlas da Violência 2016.

Foto: Eduardo Maia/ALRN


Medidas socioeducativas são pauta na CMN

A Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, debateu, na manhã dessa sexta-feira (26), o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo voltado aos adolescentes autores de atos infracionais, em meio aberto. O plano está em fase de conclusão e institui políticas e atribuições dos gestores municipais na execução de medidas socioeducativas de Prestação de Serviço à Comunidade e Liberdade Assistida.

"A Frente Parlamentar teve assento no grupo de trabalho que, nos últimos dois anos, formulou esse plano para tratar de um tema tão complexo e que reflete a questão da intersetorialidade para resgatar jovens infratores, combater a violência e reduzir a criminalidade na cidade e no estado", declara a vereadora Júlia Arruda (PDT), que coordena a Frente e que esse ano esteve em Recife conhecendo a estrutura considerada modelo no atendimento a adolescentes infratores.

O plano traz as diretrizes e medidas a serem implementadas ao longo de dez anos na ressocialização e educação dos infratores, evitando, por exemplo, que esses adolescentes reincidam e voltem a cometer atos ilícitos. De acordo com o titular da Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente (DEA), Robson Coelho, 90% dos menores atendidos são reincidentes.

Para que as políticas de atendimento socioeducativo funcionem, a secretária municipal de Assistência Social (Semtas), Ilzamar Pereira, defende a participação do Estado e do Governo Federal neste processo. "O plano propõe ampliar o serviço por regiões administrativas, com espaços físicos ecapacitação permanente dos técnicos. Mas o que precisa ser dialogado é o cofinanciamento de apoio técnico e financeiro para regionalizar o serviço nos demais municípios", diz a secretária.

A coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias da Infância, promotora Sandra Santiago, também defendeu a intersetorialidade para o sucesso do plano. "É preciso que cada pasta e órgão cumpra com a sua competência. Cultura, trabalho, esporte, educação, todos precisam trabalhar juntos, um complementando o outro. Não depende somente da assistência social. É necessário que tenhamos a atuação dos outros autores para que o atendimento socioeducativo de qualidade funcione com a interação de todas as políticas públicas", destaca.

Texto: Cláudio Oliveira
Edição: Assessoria de Imprensa
Foto: Marcelo Barroso

CMN homenageia 40 anos do Centro de Turismo

A Câmara Municipal de Natal prestou homenagem, na manhã de hoje (15), aos 40 anos do Centro de Turismo e Artesanato de Natal. A Sessão Solene, proposta pela vereadora Júlia Arruda (PDT), presidente da Comissão de Turismo da Casa, homenageou ainda representantes do Centro e da área de turismo da capital com o diploma de reconhecimento pelos serviços prestados no setor.

"Enquanto presidente da Comissão de Turismo e parlamentar, me coloco à disposição para ajudar a fomentar a valorização e visitação do Centro e fazer dele o que ele já foi no passado: um ponto de encontro e de confraternização dos natalenses. Entendo que só conseguimos manter nossas atrações turísticas quando estas fazem parte da nossa vida", declarou a vereadora.

Edificado na virada do século XIX para o século XX, em estilo neoclássico, o Centro de Turismo foi inaugurado na década de 1970, mas seu tombamento pelo Patrimônio Histórico e Artístico estadual só ocorreu em 11 de agosto de 1988. "É o ponto de partida, onde os turistas são direcionados em Natal. Lá eles conhecem o artesanato, a cultura e têm informações sobre a nossa cidade", explica a secretária Municipal de Turismo, Christiane Alecrim.

O local desfruta de uma das mais privilegiadas vistas das praias urbanas da capital, do Rio Potengi, da Fortaleza dos Reis Magos e da Ponte Newton Navarro e possui, atualmente, galeria de arte, restaurante com cozinha regional e mais de 40 lojas, que funcionam em celas usadas no passado quando abrigou a cadeia pública de Natal.

O Centro é administrado pela Associação de Empreendedores do Centro de Turismo (Assctur), reconhecida como de utilidade pública. "É um local que liberta o folclore, o artesanato e a cultura popular. São 40 anos e desejamos que o Estado chegue mais próximo para ampliar o alcance desse patrimônio, com mais eventos culturais, ampliação do espaço gastronômico, enfim. Fomentar e atrair mais o turista e o natalense", diz a diretora do Centro, Lenilda de Carvalho, que foi uma das homenageadas na solenidade.

*Com informações da ASSECAM
Foto: Verônica Macedo

Categorias

Arquivo