Vereadora Júlia Arruda

Blog

Arquivo

Júlia Arruda participa de Seminário sobre Realidades Juvenis

Uma série de medidas que tem o objetivo de aperfeiçoar a rede de proteção aos jovens foi apresentada pela vereadora Júlia Arruda (PSB) nesta sexta-feira (29) durante sua participação no IV Seminário sobre Realidades Juvenis, no Colégio Marista, em Natal.

O tema do evento coincidiu com o da reunião de novembro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a qual a vereadora preside. Isso lhe permitiu apresentar debates levantados recentemente, como é o caso da criação de um Fundo da Juventude, que poderia ser ligado à Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Para assegurar novos investimentos na área, Júlia Arruda garantiu propor na próxima semana emendas ao PPA (Plano Plurianual), que incremente o Fundo da Infância e do Adolescente, o FIA.

O seminário, realizado pelo Centro Marista de Juventude em parceria com membros da sociedade civil, tem como objetivo dialogar sobre as realidades vividas pelos jovens do Rio Grande do Norte, refletindo sobre os dados e números apresentados, compartilhando formas para enfrentar a violência e criando alternativas possíveis de agir para a transformação.

Uma das principais bandeiras levantadas nesta edição é a necessidade da adesão do Governo do Estado ao Plano Juventude Viva. O programa do Governo Federal é voltado à prevenção da violência contra jovens, em especial aos negros das periferias, principais vítimas de homicídio no Brasil.

Frente Parlamentar discute extermínio de jovens em Natal

A reunião mensal da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes teve este mês uma temática forte, polêmica e preocupante para os órgãos que trabalham na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Com o tema “Extermínio da Criança e Adolescente no Munícipio de Natal”, a audiência pública que marca os encontros da Frente Parlamentar reuniu nesta quinta-feira (28) diversos segmentos da sociedade civil para debater o aumento da violência urbana e o número de mortes na faixa etária que corresponde à infância e a adolescência. 

Na cidade, de acordo com números do Mapa da Violência 2012 a taxa de homicídios de crianças e adolescentes até 19 anos subiu de 2,9 para 30,5 por 100 mil jovens entre os anos de 2000 e 2010, um salto de 952% que coloca Natal como o município do Brasil onde estas taxas mais aumentaram. Segundo o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Marcus Dionísio, as instituições públicas não fazem o básico, oferecendo políticas públicas para os jovens que ficam sem perspectivas de crescimento e formação. “Só este ano, aqui no Estado, o número de mortes de jovens de até 21 anos é de 421, de um total de 1468. Em Natal das 518 mortes, 152 são jovens de até 21 anos. Números atualizados. E aí eu pergunto: Cadê os órgãos públicos? Quais as ações estão sendo feitas para conter essa violência? Quais espaços estão sendo feitos para estes jovens?”, provocou o público. 

A vereadora Júlia Arruda, presidente da Frente Parlamentar, lembrou os 22 homicídios ocorridos no final de semana em Natal e enfatizou a integração das políticas públicas intersetoriais como solução para que a execução da legislação prevista no Estatuto da Criança e Adolescente possa ser efetivada. “Não podemos nos omitir em frente a esta realidade, temos que priorizar o funcionamentos das ações existentes e cada vez mais promover a integração de políticas públicas de educação, cultura, saúde e assistência social para que as coisas tenham resultados”, defendeu a parlamentar. 

Turismo e Proteção à Infância    

Em todas as reuniões da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e adolescente uma instituição, que tenha ações voltadas para crianças e jovens, é homenageada. Este mês ao invés de destacar o trabalho de uma instituição local, a Frente deu espaço para que o Instituto Brasileiro de Estudos, Pesquisa e Formação para a inovação Social (IBEPIS) fizesse o lançamento da Campanha “Turismo e Proteção à Infância”, que tem como objetivo estabelecer uma Aliança Estratégica pelos Direitos da Infância na Copa 2014 com a Rede de Proteção em Intervenção Sociopsicoeducativa e Jurídica na área da exploração Sexual contra crianças e adolescentes.

Dentre as ações da campanha estão o curso “Formação de Formadores da Rede de Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes em Natal” que pretende melhorar a qualificação dos profissionais da área da Rede Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes (saúde, educação, segurança, justiça e assistência social), e a realização de uma intervenção no aeroporto com a divulgação de um material para os turistas que chegam na cidade para acompanhar a programação da Copa. 


Pesquisa aponta Júlia Arruda entre três vereadores mais atuantes de Natal

Uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Tiradentes mostra que Júlia Arruda (PSB) é a segunda vereadora mais atuante de Natal, vencedora da medalha Imperador Dom Pedro II – Colar de Prata. Nessa posição, a parlamentar fica ao lado do presidente da Câmara, Albert Dickson (PROS), que aparece em primeiro lugar, e de seu correligionário Júlio Protásio, em terceiro.

Júlia se destaca principalmente por sua atuação nas Frentes Parlamentares em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e em Defesa das Pessoas com Deficiência, Comissão de Turismo, as quais preside, além da participação na Comissão de Educação Cultura e Desporto.

É a terceira vez que a parlamentar aparece na lista, tendo recebido terceiro e segundo lugar, nos anos de 2011 e 2012, respectivamente.
 
O levantamento foi realizado por meio de consultas telefônicas aos moradores da cidade durante o mês de outubro. O Instituto utiliza o Sistema Sentio de Pesquisa, um software que inclui os nomes de todos os vereadores em ordem alfabética, a fim de saber quais deles são os mais atuantes.

Para realizar a enquete, o Instituto possui um banco de dados com mais de 120 milhões de telefones de todo o Brasil. Dependendo da quantidade de habitantes de cada cidade – Probabilidade Proporcional ao Tamanho – IBGE, são sorteados pelo computador entre setenta e mil e quinhentos números de telefone para participar.

A comenda é conferida apenas mediante seleção de políticos com aprovação popular e que possuam significativos trabalhos prestados à comunidade.  Será entregue em sessão solene ao final do 77° Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais, realizado em Recife, nos dias 12 e 13 de dezembro.

Júlia Arruda participa da IX reunião da CONTUR

Vereadora Júlia Arruda, presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal, participou na manhã desta quarta-feira (27), no Centro de Convenções, da IX reunião do Conselho Municipal de Turismo. No encontro foi apresentado, pelo secretário adjunto da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Walter Pedro, o projeto de mobilidade da Prefeitura do Natal para a Copa do Mundo.  Além do tráfego urbano, foi discutidas questões como o receptivo, a acomodação, segurança e outros temas relacionados ao grande evento esportivo que a cidade vai sediar em 2014. 

Além das 26 entidades que participam das reuniões da CONTUR, do secretário de Turismo e presidente do conselho, Fernando Bezerril, da vereadora Júlia Arruda e do secretário adjunto da Semob, Walter Pedro, esteve presente na reunião o gerente do Comitê Organizador da Fifa, Erland Mota. Para Mota, o evento trará grandes retornos para a cidade e pouco impacto na rotina de tráfego da cidade. “Estamos muito satisfeitos com esse padrão de detalhamento apresentado pela prefeitura. Acredito que parte do sucesso do evento é não gerar transtornos, mudando bruscamente a rotina da população. E acredito que iremos brilhar nesse evento, onde lançará Natal aos olhos de 3 milhões de pessoas no mundo”, afirmou o gerente da COF. 

Para a vereadora Júlia Arruda, os gestores públicos têm que priorizar as questões sociais aliadas as implementações estruturais para que realmente a Copa do Mundo seja um evento de sucesso. “Recebemos há semanas atrás a Secretária Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças e Adolescente, Angélica Goulart, que enfatizou a necessidade de ações de fortalecimento das redes de proteção das crianças e adolescentes. Acho que devemos pensar em uma agenda propositiva para Copa levando em consideração a questão social e aliando várias secretarias e órgãos públicos evitando a exploração sexual de jovens e crianças”, defendeu a vereadora que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Crianças e Adolescente na Câmara Municipal de Natal.  


Confira relatório feito pela Comissão de Educação

A fim de conhecer melhor a realidade das instituições de ensino de Natal, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal – formada pelos vereadores Júlia Arruda, Amanda Gurgel, Ary Gomes e Eleika Bezerra, presidente do grupo –visitou escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) durante o primeiro semestre de 2013. 

O resultado foi apresentado neste mês de novembro na Câmara e disponibilizado na publicação N° 3 do Contribuições ao Legislativo. Confira aqui a versão digital AQUI

Júlia Arruda participa do Seminário de Fortalecimento do Conselho Tutelar da ZN

A importância do Fortalecimento da Rede de Atendimento à Criança e Adolescente e as atribuições do Conselho Tutelar foram alguns dos temas debatidos no II Seminário de Fortalecimento da Rede de Atendimento da Região Norte de Natal ocorrido durante toda a quarta-feira (20) no auditório do Complexo Cultural da UERN, na Avenida João Medeiros Filho, Zona Norte. No evento foram realizadas palestras e mesas-redondas que reuniram representantes do judiciário, da Associação dos Conselheiros Tutelares, da Prefeitura do Natal, de entidades ligadas aos Direitos Humanos e de segmentos ligados ao tema.

Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e Adolescente na Câmara Municipal, a vereadora Júlia Arruda, e o secretário da Frente, Edson Nonato, estiveram no auditório e participaram dos trabalhos iniciais do seminário. Com o tema “O que é o Conselho Tutelar, quem são seus membros e quais são suas atribuições”, George Bonifácio, ex- conselheiro tutelar e Coordenador de Formação do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares – FCNCT, instruiu o público sobre a execução do Estatuto da Criança e do Adolescente e das políticas públicas destinadas para a aérea da infância e juventude.

Também participaram do seminário o promotor da Infância e Juventude, Manoel Onofre Neto, o presidente da Associação de Conselheiros e Ex- Conselheiros Tutelares do Rio grande do Norte, Francisco Carlos Pinheiro, o juiz da Infância e da Juventude, José Dantas de Paiva e o representante dos Direitos Humanos, Marcus Vinicius de Medeiros.

Selo Copa Legal é lançado na Assembleia Legislativa

“Vamos mostrar que somos um povo acolhedor, mas que em momento algum iremos tolerar a violação dos direitos de nossas crianças e adolescentes”. A declaração da deputada Márcia Maia (PSB), durante o lançamento do Selo Copa Legal, na manhã desta quarta-feira (20), refere-se à forma como a população do RN deverá receber os turistas durante a Copa do Mundo de 2014. A solenidade de lançamento aconteceu na manhã desta quarta-feira na Assembleia Legislativa e contou com representantes do setor turístico do RN.

O selo Copa Legal será conferido a bares, restaurantes, lanchonetes, estabelecimentos comerciais ligados ao entretenimento, turismo, organizações públicas e privadas que desenvolvam ou se comprometam a desenvolver programas, projetos e ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em seus ambientes e em suas áreas de atuação.

Durante o evento, representantes de empreendimentos e entidades ligadas ao setor de turismo assinaram uma carta-compromisso com orientações sobre como combater a exploração sexual em seu estabelecimento. Caso atendam os critérios previstos no documento, tais empreendimentos receberão o selo no dia 18 de maio, mês que antecede a Copa do Mundo.

Participaram do evento de lançamento a vice-prefeita de Natal, Wilma de Maria, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do RN, padre Antônio Murilo de Paiva, que na ocasião representou também a Arquidiocese de Natal. Além deles, estavam presentes o juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude, José Dantas, a vereadora Júlia Arruda, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e Adolescente na Câmara Municipal de Natal, a titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Ilzamar Pereira, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Max Fonseca, a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Francisca de Assis Holanda e Habib Chalita, que é Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN).

Vereadores debatem aluguéis das Secretarias de Educação e Saúde

A discussão permeou toda esta terça-feira (19), iniciada em uma reunião pela manhã na Secretaria Municipal de Educação e se prolongando até a sessão ordinária. A transferência das Secretarias de Educação e de Saúde dividiu a opinião dos vereadores.

Na reunião, proposta pela secretária de Educação, Justina Iva, os vereadores Júnior Grafith, Ulbaldo Fernandes, Eudiane Macêdo e Júlia Arruda debateram sobre o processo de transição e ficaram a par das ações da prefeitura em relação à saída do Novotel, na Ladeira do Sol, para o edifício Ducal, na Cidade Alta.

Segundo Justina Iva, desde janeiro, quando ainda participava da comissão de transição do mandato do atual prefeito Carlos Eduardo (PDT), o Ministério Público – por meio de suas coordenadorias operacionais – orientou a prefeitura a não renovar o contrato com o Novotel. A recomendação, de teor técnico-jurídico, somou-se à economia que será feita em aluguéis e às demandas dos funcionários que reclamam diariamente da insegurança, acessibilidade e falta de estrutura do prédio.

Tendo sido presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI) criada para investigar irregularidades em contratos firmados pela Prefeitura de Natal em 2010, a vereadora Júlia Arruda reiterou durante a sessão na Câmara ser favorável à saída dos órgãos do Novotel o quanto antes.

“As Secretarias não podem continuar em um prédio que teve seu contrato objeto de investigação da CEI, suspeito de irregularidades” disse, lembrando a importância de aguardar o aval do Corpo de Bombeiros, que ainda não liberaram o antigo prédio sem reformas. “Temos que ser fiscais junto como Bombeiros”.

Despesas

Júlia compartilhou com os demais vereadores um pequeno relatório apresentado pela secretária Justina Iva, apontando uma economia de R$ 825 mil por ano, levando em consideração a economia também de pessoal, redução de ASGs. Só do aluguel mensal pago pela SME, a economia será de R$ 46,6 por mês, o que, em um ano, significarão R$ 607,9 mil economizados.

Somando esse valor aos R$ 216,8 mil economizados pela Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura vai ficar com cerca de R$ 825 mil em caixa, que devem ser utilizados na compra de novos equipamentos.

Atualmente, a Secretaria de Educação paga R$ 75 mil mensais de aluguel ao Novotel (R$ 900 mil / ano), além de um anexo que custa mais de R$ 14,5 mil mensais. Ou seja, somando pouco mais de R$ 175 mil aos cofres públicos por ano. Com o Ducal, a pasta terá passará a pagar R$ 955,6 mil.

Em outros termos, paga-se R$ 16 pelo metro quadrado do Novotel e, no Ducal, o mesmo espaço custa R$ 9.

No caso da Secretaria Municipal de Saúde, o Novotel recebe R$ 60,4 mil a cada mês. Também com a locação de outro espaço para sediar a Vigilância Sanitária, gasta mais R$ 16,9 mil. No total, chega-se à quantia anual de R$ 1,079 milhão se o cálculo incluir o posto de segurança armada 24 horas, já que diversos assaltos já foram registrados no local. No Ducal, esse valor seria convertido em R$ 862,8 mil ao ano.

Júlia Arruda visita comunidade de Nova Descoberta

A vereadora Júlia Arruda esteve na manhã da quinta-feira (14) no bairro de Nova Descoberta, Zona Sul de Natal. Na visita a parlamentar conversou com populares para saber os principais problemas enfrentados pela comunidade. O Posto de Saúde do bairro e o CMEI Professora Maria Ilka Soares foram pontos escolhidos para ver e ouvir as reivindicações dos moradores.

A Associação Beneficente Assistencial de Nova Descoberta por meio de ser presidente, Marco Aurélio, acompanharam todo o percurso e intermediaram as solicitações da população. No Posto de Saúde problemas de instalação e manutenção e a falta de profissionais foram os problemas verificados. No CMEI a comunidade escolar também necessitava de reformas em suas instalações.

Ações em Nova Descoberta   

A visita à comunidade de Nova Descoberta serviu para que fossem verificadas algumas solicitações feitas pelo mandato, dentre elas a restauração e limpezas das duas lagoas de captação, retiradas dos lixões das ruas Brigadeiro Gomes Ribeiro, Nelson Matos e Historiador Tobias Monteiro, a nova iluminação das ruas Brigadeiro Gomes Ribeiro, Tarcísio Galvão, Abelardo Calafange, além de substituições de tampa de lobos e limpeza de galerias. As ações foram solicitações dos moradores dos bairros de Nova Descoberta e Morro Branco, encaminhadas pelo mandato da vereadora Júlia Arruda a prefeitura do Natal.    

 

Júlia Arruda participa de Roda de Prosa do Conexão Felipe Camarão

O Ponto de Cultura Conexão Felipe Camarão promoveu a Roda de Prosa com o tema “Conectando Culturas para a Educação e Desenvolvimento Humano” na tarde desta quarta-feira (13), na Escola Municipal Djalma Maranhão. O evento contou com a participação da vereadora Júlia Arruda, que falou sobre a atuação da Comissão de Educação da Câmara.

A situação de Conselhos Tutelares, escolas e CMEIs foi ponto importante de sua fala, quando lembrou que o ambiente escolar deve apresentar aos alunos muito mais que o conteúdo teórico.

“Neste momento estamos preocupados com a antecipação do recesso escolar. Para nós que somos privilegiados, a chegada das férias mais cedo parece um ponto positivo, mas para muitas crianças a merenda escolar às vezes é a única refeição que têm no dia”, lamentou, ao propor que as escolas ofereçam atividades complementares como colônias de férias e oficinas durante o período de recesso, a exemplo das atividades do Conexão, que tem parceria direta com escolas públicas, além do Mais Cultura. O Programa, do Governo Federal, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

Ela ainda lembrou que qualquer investimento no âmbito do município depende do planejamento orçamentário e que recentemente foi ampliado o percentual de recursos destinados à Educação em Natal, passando de 25% para 30%.

A coordenadora geral, Vera Santana, chegou a propor uma audiência pública ou até sessão popular no bairro de Felipe Camarão para ampliar a relação entre comunidade e Legislativo.

Ao participar da sessão ordinária nesta mesma tarde, a vereadora transmitiu aos vereadores o que viu da ação e ressaltou a importância em dar apoio a projetos sérios e comprometidos.

O Roda de Prosa foi parte da parte da programação do Conexão Brasil 2013, que comemora os 10 anos do projeto, e contou ainda com as participações de Juana Nunes, secretária de Políticas Culturais do Ministério da Cultura; Neusa Macedo, assessora de Gabinete da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/MEC; do cantor e compositor Jorge Mautner; Macaé Evaristo, da Secretária de Educação Continuada Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI/MEC; Carla Medeiros, da Diretoria de Currículos e Educação Integral/MEC; Luiz Assunção, do Departamento de Antropologia  da UFRN; Gil Marçal, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; Fátima Aparecida Antônio, diretora do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação de SP; Arandi Róbson, representante da Secretaria de Educação e Cultura do RN; Judineide Domingos, da Secretaria Municipal de Educação; e o fotógrafo Teotônio Roque, da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (RN).

Os grupos Orquestrim Conexão Felipe Camarão e Flautistas da E. E. Clara Camarão deram o tom da festa.

 

Júlia Arruda participa de encontro sobre proteção de crianças e adolescentes durante a Copa

A vereadora Júlia Arruda participou na manhã de hoje (12) de um encontro promovido pelas secretarias estadual e municipal de Trabalho e Assistência Social onde foi discutida a inclusão do Rio Grande do Norte na Agenda de Convergência para Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente durante a Copa do Mundo. O evento trouxe a Natal a Secretária Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças e Adolescente, Angélica Goulart, que mobilizou os agentes públicos e privados para ações de fortalecimento das redes de proteção das crianças e adolescentes durante grandes eventos culturais e esportivos.

Além disso, foi proposta a implantação de um Comitê Local de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em grandes eventos. Temas como atuação dos Conselhos Tutelares, - e demais integrantes do sistema de garantias, fortalecimento das 12 cidades sede da Copa do Mundo em ações em defesa dos jovens em estado de vulnerabilidade social, proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes antes, durante e após o evento esportivo, foram alguns dos assuntos que entraram em pauta durante a manhã.

Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes na Câmara Municipal de Natal, Júlia Arruda se dispôs a iniciar as discussões para que se implemente um calendário de atividades para o lançamento do comitê local. “Me coloco a disposição para que essas questões sejam discutidas e nós possamos mobilizar toda a rede sócio assistencial para promover ações efetivas de proteção aos direitos das crianças e adolescente. Na Câmara Municipal temos um fórum permanente e poderíamos desde já iniciar esta atividade na próxima Reunião da Frente Parlamentar no dia 28 de novembro”, declarou a parlamentar.

Este mesmo encontro ocorrido na Secretaria Estadual de Educação e Cultura está sendo realizado em todas as cidades que serão sedes de jogos da Copa do Mundo e faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA/SDH/PR), com o apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça (SESGE/MJ).

Campanha Contra Exploração Sexual Infantil

O Projeto de Lei n° 042/2012, que institui a “Campanha de Conscientização Contra as Violências Sexuais de Crianças e Adolescentes” no município de Natal foi sancionado em setembro deste ano pelo executivo.

De autoria da vereadora Júlia Arruda e subscrita pela vereadora Eudiane Macedo, a matéria determina a exibição ou leitura de mensagens contra a pedofilia e abuso infantil durante a realização de eventos culturais, artísticos e esportivos em Natal.  A medida não gera custos ao Poder Público e contribui de forma prática para unir a sociedade na luta contra a violência infantil.

Casa do Bem recebe livros infanto-juvenis

A leitura é uma das atividades que mais contribuem para o aprendizado durante a infância. Pensando nisso, a vereadora Júlia Arruda (PSB) doou de duas caixas de livros ao projeto Casa do Bem na tarde desta segunda-feira (11). Os volumes foram arrecadados durante a Semana do Livro no mês de outubro.

A campanha foi encabeçada pela Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura e fez parte do Ato Literário “Natal, Cidade de Leitores”.
 
A instituição foi escolhida por já possuir uma biblioteca e por sua atuação no bairro de Mãe Luiza, beneficiando direta e indiretamente cerca de 2.800 pessoas, com os seus mais de 30 projetos humanitários.

Júlia Arruda visita Arena das Dunas e pede restauração do “Monumento do Atleta”

Com a intenção de preservar o patrimônio histórico da cidade, os vereadores de Natal solicitaram em visita realizada na manhã de hoje (08) ao Arena das Dunas, a construção dentro do novo estádio do Memorial do Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, o Machadão. A solicitação foi cobrada este ano pela vereadora Júlia Arruda (PSB) durante sessão ordinária na casa legislativa e reiterada no encontro de hoje. Além desse pedido, a parlamentar propôs ao responsável pela construtora OAS, Charles Maia, e a governadora Rosalba Ciarlini, a restauração do “Monumento ao Atleta”, escultura em metal símbolo do Machadão. 

Em respostas ao pedido dos vereadores, a governadora garantiu que toda a documentação histórica do Machadão fará parte de um museu já previsto na obra, que será erguido dentro da estrutura do Arena das Dunas e trará toda a história do futebol potiguar. Os parlamentares aproveitaram e conferiram a estrutura física do estádio e a instalação dos dois novos placares eletrônicos. 

Manxa

Natural de São Vicente, Ziltamir Soares, popularmente conhecido como Manxa, foi um dos mais importantes escultores e entalhadores do Rio Grande do Norte. Falecido aos 63 anos em março do ano passado, ele também é autor de outros importantes monumentos como os Três Reis Magos na entrada de Natal, os painéis na reitoria e na capela do Campus da UFRN, os entalhes na agência centro do Banco do Brasil em Natal, além de Santana na entrada da Ilha em Caicó e os Mártires de Uruaçu e Cunhaú, em São Gonçalo do Amarante. 

A escultura “Monumento do Atleta” era símbolo do Machadão e representava a história do esporte potiguar, ela ficava na área externa do antigo estádio. Em 2001 a obra foi removida pela Secretaria Municipal de Esporte a pedido do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA), que alegou falta de manutenção. 

Câmara aprova Passe Livre com emendas

Com nove emendas encartadas, o Projeto de Lei 0161/2013, que institui o Passe Livre, foi aprovado na Câmara Municipal de Natal em regime de urgência e por unanimidade nesta quinta-feira (7), em votações que se prolongaram até quase a meia noite.

O projeto volta ampliado ao Executivo para a sanção do prefeito, agora possibilitando beneficiar alunos da rede estadual e federal na medida em que forem firmados convênios e esses entes assumam os custos do benefício.

“Estamos tentando salvar o projeto atrelando a ele as parcerias dos governos do Estado e Federal. Pode não ser o Passe Livre ideal, mas é o real, que pode ser executado agora. Ele representa o primeiro passo para no futuro conquistarmos o tão esperado Passe Livre integral”, explicou a vereadora Júlia Arruda (PSB) a certa altura da discussão.

Ao todo, vinte e nove emendas foram apresentadas pelos vereadores. O debate começou pelas que eram consensuais, embora tenha havido ainda algumas divergências nas propostas apresentadas. Apesar disso, a noite terminou com um projeto que recebeu mudanças positivas. Entre elas, a supressão de um artigo que negava a gratuidade do transporte durante o período de férias. Os estudantes poderão usufruir do benefício mesmo sem estar usando o fardamento escolar e por todo o ano, obedecendo sempre ao limite de 60 passagens por mês. 

Júlia Arruda visita Arena das Dunas e cobra preservação da memória do Machadão

Preservar a memória de uma cidade é fundamental para a formação de sua identidade cultural. É por esta razão que a vereadora Júlia Arruda (PSB) cobrou, durante sessão na Câmara Municipal, a construção de um Memorial do Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, o Machadão, dentro da Arena das Dunas. A obra está prevista em uma Emenda vinculada à cessão do terreno ao Governo do Estado. 

O apelo será levado ao Governo e à construtora OAS durante visita ao canteiro de obras na manhã desta sexta-feira (08), a partir das 9h, quando uma comitiva de vereadores irá ao local.  

A ideia é evidenciar a importância do estádio, inaugurado em 1972 e demolido em 2011 para dar lugar ao moderno projeto da Arena, que vai sediar jogos da Copa 2014.

Além disso, a vereadora Júlia proporá a restauração do “Monumento ao Atleta”, escultura em metal que ficava na área externa do Estádio Machadão. De autoria do artista plástico Manxa, a obra foi removida pela Secretaria Municipal de Esportes, a pedido do Crea (Conselho Regional de Engenharia Arquitetura Agronomia), em 2001 por falta de manutenção, coberta de ferrugem.

Manxa

Natural de São Vicente, Ziltamir Soares, conhecido como Manxa, faleceu aos 63 anos em março de 2012. Ele também é autor de outros importantes monumentos, como os Três Reis Magos na entrada de Natal, os painéis no prédio da Reitoria e na capela do Campus da UFRN e os entalhes na agência centro do Banco do Brasil em Natal, além de Santana na entrada da Ilha em Caicó e os Mártires de Uruaçu e Cunhaú, em São Gonçalo do Amarante. 

O apelido veio da infância, quando se autodenominou “Manxa” por causa de um sinal de nascença na parte de trás da cabeça, onde se destacava uma mecha de cabelos brancos.

O artista manteve ateliê em Natal, tendo morado também no Rio de Janeiro e em Recife por alguns anos. Chegou a dar aulas como professor convidado nos Estados Unidos.

Vereadora entrega certificados de cursos no Conjunto Gramoré

A inclusão digital ainda não chega a toda a população de Natal. Pensando nisso, a Ação Todos Juntos, iniciativa comunitária que recebe o apoio da vereadora Júlia Arruda (PSB), e que desta vez contou também com o apoio do mandato do deputado estadual Fábio Dantas (PCdoB), levou ao conjunto Gramoré o curso itinerante de informática em setembro. Nesta quinta-feira (31), os certificados foram entregues aos alunos em uma noite com clima de celebração.

“Sabemos que os serviços que oferecemos durante a ação deveriam ser prestados pelo poder público, mas a gente se alia a pessoas do bem que estão dispostas ao voluntariado para juntos fazemos a diferença”, disse a vereadora agradecendo aos monitores do curso, Gilmara e Márcio.

Quem também esteve presente foi o senhor Aécio Diniz, das óticas Diniz, parceiro de todas as edições do projeto, que nesta edição foi realizado no Centro Pasoral Dom Bosco e também ofereceu atendimento médico, odontológico, nutricional, de enfermagem e jurídico, além de orientação sobre o Bolsa Família, recreação infantil e educação ambiental, com distribuição de mudas.

Categorias

Arquivo