Vereadora Júlia Arruda

Blog

Arquivo

Sagrada Família recebe Projeto Escola na Frente

A última edição de 2015 do Projeto "Escola na Frente", da Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, coordenada pela vereadora Júlia Arruda (PSB), foi realizada nesta manhã (11) no Instituto Sagrada Família, bairro do Alecrim. O encontro reuniu turmas de Ensino Médio da escola que dialogaram sobre "Drogas: a falsa fantasia da realidade" com as entidades que integram a Frente .

Para discorrer sobre o assunto, o professor Flávio Ataliba ministrou uma palestra sobre o assunto apresentando as formas que a publicidade utiliza para convencer as pessoas a consumirem drogas lícitas, como o álcool. Ele também citou exemplos reais de jovens que transformaram suas vidas para pior devido o consumo de drogas. "Momentos como estes em que a gente fala diretamente com o jovem ajudam a difundir e provocar reflexões sobre esse tema que tem trazido infelicidade, tristeza e perda de sonhos de muitos jovens. Acreditamos que a prevenção é uma estratégia eficiente e se mostra mais eficaz do que medidas para solucionar problemas causados pelo consumo de drogas", destaca o palestrante. Na ocasião, os estudantes fizeram questionamentos ao professor e também aos representantes dos conselhos tutelares e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) que estiveram presentes.

O diretor administrativo da escola, Márcio Rodrigues, disse que a presença da Frente Parlamentar na escola é mais uma iniciativa para prevenir problemas relacionados ao uso de drogas com os estudantes. "Faz parte de uma série de ações que estamos realizando em parceria com vários órgãos, no sentido de prevenir e a Frente Parlamentar vem contribuir com isso.  É preciso dimensionarmos o assunto e discutirmos diretamente com os alunos. Tenho certeza que foi uma iniciativa produtiva e que muito contribuiu com nossa política de orientação, esclarecimento e prevenção", disse o diretor. A vereadora Júlia Arruda, presidente da Frente, homenageou a escola com a entrega do diploma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à educação da cidade.

Segundo Júlia, a adesão das escolas é essencial para que o projeto "Escola na Frente" alcance o objetivo de fazer os jovens se sentirem protagonistas do debate. "A escola tem que está aberta a este trabalho e o Instituto está de parabéns, pois teve um passado recente em que enfrentou problemas com drogas e consegue realizar esse trabalho de conscientização com os estudantes para evitar que volte a ocorrer. Esperamos que os alunos absorvam tudo o que foi apresentado e já estamos planejando novas edições do programa para o próximo ano, visto a repercussão e a procura das escolas pelo projeto", destaca a parlamentar.

O Instituto Sagrada Família foi a quinta escola a receber o "Escola na Frente", que começou no mês de julho debatendo com os alunos temas de relevante interesse para os jovens, como exploração sexual e drogas. A iniciativa tem o objetivo de levar as discussões que ocorrem mensalmente na Câmara Municipal até as escolas das redes pública e privada de Natal, envolvendo a comunidade escolar e trazendo crianças e adolescentes para o protagonismo dos debates. O projeto terá uma pausa em virtude do recesso de final de ano das escolas e retoma os trabalhos no início do ano letivo de 2016.


Autor: Cláudio Oliveira/ASSECAM

Categorias

Arquivo