Vereadora Júlia Arruda

Blog

Arquivo

Presidente da CMN assina liberação de férias de funcionários

A presidente da Câmara Municipal de Natal, vereadora Júlia Arruda (PSB), reservou a tarde desta sexta-feira (28) para assinar processos de liberação de férias de diversos servidores do Legislativo Municipal. Durante despacho com o diretor geral da CMN, Pedro Jorge Costa Ferreira, a parlamentar concedeu o benefício a funcionários que acumulavam férias vencidas.

De acordo com Júlia, a medida vai permitir que a Câmara pague de uma vez o valor referente ao período de até duas férias. "A Câmara Municipal de Natal tem tido, a cada ano, dificuldades para viabilizar o pagamento das férias de seus servidores, por isso considero uma vitória o fato de hoje termos a possibilidade de garantir esse benefício aos funcionários", observou.

A presidente observou, ainda, que o pagamento das férias é um direito dos trabalhadores e que a Câmara Municipal de Natal tem de servir de exemplo no que diz respeito ao cumprimento das normas trabalhistas.

Júlia Arruda assume a presidência da Câmara Municipal de Natal

A vereadora Júlia Arruda (PSB) assumiu, na manhã desta quarta-feira (26), a presidência da Câmara Municipal de Natal. A parlamentar tomou posse como chefe da mesa diretora após o então presidente Edivan Martins ter renunciado ao cargo e o vice-presidente Ney Lopes Júnior ter reassumido a Prefeitura de Natal.

Durante a solenidade de posse, Júlia afirmou que pretende cumprir com todas as obrigações e funções inerentes ao cargo de presidente do Legislativo, bem como trabalhar até o último dia do ano para manter o pleno funcionamento da Câmara Municipal.

“Assumo o cargo de presidente com o compromisso de estar presente para resolver as demandas desta reta final da legislatura. Apesar de estarmos oficialmente em recesso, algumas atividades da Câmara prosseguem em funcionamento, inclusive a reforma que está sendo realizada para acomodar os novos vereadores, por isso estarei atenta para resolver qualquer problema que venha a surgir”, disse ela, que é a primeira mulher na história a ocupar o cargo de presidente da CMN.

Após a cerimônia, a vereadora participou de reunião com os assessores da presidência.

Vereadora Júlia Arruda é diplomada para segundo mandato

A vereadora Julia Arruda (PSB) foi diplomada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) para o exercício de seu segundo mandato na Câmara Municipal de Natal. A solenidade de diplomação para os 29 vereadores eleitos foi realizada nesta sexta-feira (14) no Centro de Operações da Justiça Eleitoral.

Julia, que durante a cerimônia representou a presidência da Câmara Municipal de Natal, destacou a ocasião como o primeiro passo para a continuidade de seu trabalho como vereadora, a partir de 2013. "A diplomação é um momento muito importante para o fortalecimento do processo democrático na capital potiguar. Fico muito honrada em reafirmar meu compromisso com a população natalense e com o cargo que ocupo na Casa do Povo".

Além de Julia Arruda, foram diplomados os vereadores Adão Eridan (PR), Albert Dickson (PP), Aroldo Alves (PSDB), Amanda Gurgel (PSTU), Ary Gomes (PP), Bertone Marinho (PMDB), Dickson Nasser Jr. (PSDB), Professora Eleika Bezerra (PSDC), Eudiane Macedo (PHS), Felipe Alves (PMDB), Fernando Lucena (PT), Dagô (DEM), Chagas Catarino (PP), Bispo Francisco de Assis (PSB), Aquino Neto (PV), Franklin Capistrano (PSB), George Câmara (PCdoB), Hugo Manso (PT), Jacó Jácome (PMN), Júlio Protásio (PSB), Luiz Almir (PV), Marcos do PSOL (PSOL), Maurício Gurgel (PHS), Paulinho Freire (PP), Rafael Motta (PP), Raniere Barbosa (PRB), Sandro Pimentel (PSOL) e Ubaldo Fernandes (PMDB).

Também foram diplomados o prefeito e vice-prefeita eleitos de Natal, Carlos Eduardo Alves e Wilma de Faria.

Com informações da Assecam

Júlia Arruda recebe título de Parlamentar do Ano 2012

No inicio da tarde desta segunda-feira (10), o Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Natal entregou os títulos de Parlamentar do Ano e da Legislatura para os vereadores Júlia Arruda (PSB) e Edivan Martins (PV), respectivamente. A solenidade foi realizada no Hotel Majestic.

A vereadora Júlia Arruda agradeceu o titulo e lembrou que este é o segundo Titulo de Parlamentar do Ano em seu primeiro mandato. “É com muita satisfação que recebo este prêmio. Inicio e finalizo um mandato como vereadora do ano e me proponho a continuar nesta mesma linha de atuação. Tenho certeza que este título é a confirmação que estamos trabalhando no caminho certo”, afirmou Júlia.

O presidente da Câmara, vereador Edivan Martins, agradeceu o título e lembrou as ações de sua gestão no legislativo da capital potiguar. “Parabenizo ao Comitê pela eleição de Parlamentar da Legislatura. A escolha reveste o vereador de grande responsabilidade, e esta é uma avaliação realizada anualmente. Esta legislatura teve uma produção grande e destacada na apresentação e votação de projetos, realizações de audiências públicas. Criamos um arcabouço legislativo”, disse.

O titulo de Parlamentar do Ano é entregue anualmente ao vereador que se destacou e foi o mais votado pelos jornalistas que cobrem diariamente as atividades do legislativo natalense. O de Parlamentar da Legislatura é para o representante que se sobressaiu perante demais membros da casa.

Com informações da Assecam.

Júlia Arruda é eleita Parlamentar do Ano de 2012

A vereadora Júlia Arruda (PSB) foi eleita, em votação ocorrida nesta terça-feira (04), a Parlamentar do Ano de 2012 pelo Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Natal. Júlia, que já havia conquistado o título em 2009, seu primeiro ano de mandato, obteve a maioria dos votos dos jornalistas que cobrem as atividades da CMN e foi considerada a vereadora mais atuante dos últimos doze meses.

Primeira mulher a ser reeleita para o cargo de vereadora na história de Natal, Júlia atribui a conquista do título ao trabalho sério e transparente desenvolvido desde os seus primeiros dias de mandato. “Estou muito honrada e satisfeita pelo reconhecimento de meus esforços, e considero esse prêmio um estímulo a mais para seguir em frente no próximo mandato com o mesmo comprometimento com a população e com o cargo que ocupo nesta Casa”, disse ela.

A vereadora comentou ainda o caráter simbólico das ocasiões nas quais foi eleita parlamentar do ano pelos profissionais de imprensa que acompanham as atividades legislativas da CMN. “Ter o meu trabalho aprovado pelos jornalistas tanto no primeiro quanto no último ano do meu mandato significa que fui capaz de concluir um ciclo positivo e cumprir com habilidade a minha missão como representante do povo natalense, o que é muito gratificante”.

Na ocasião, o presidente da CMN, vereador Edivan Martins, foi eleito o parlamentar da Legislatura 2009-2012.

Júlia Arruda lutará pela continuidade de Peti no Centro Dom Bosco

Um débito de R$ 355 mil, equivalente a cinco parcelas não repassadas pela Prefeitura de Natal, pode atrapalhar o futuro de mais uma parceria com uma instituição séria que trabalha para combater o trabalho infantil em Natal. Isso é o que constatou mais uma vez a presidente da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, vereadora Júlia Arruda (PSB), em visita na manhã desta segunda-feira (03) ao Centro Educacional Dom Bosco – Salesiano – no Gramoré, na zona Norte da capital.

A parlamentar, a exemplo do que fez no dia 20 de novembro passado, quando visitou o Grupamento dos Fuzileiros Navais de Natal, no bairro das Quintas, foi esta manhã ao Dom Bosco para conhecer o trabalho desenvolvido também em convênio com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Lá, recebeu a informação de que as 800 crianças e adolescentes atendidos, só não ficaram sem o atendimento, porque a instituição está assumindo os custos para a continuidade das aulas de reforço escolar, oficina cultural e esporte (com pagamento de professores e oferta de alimentação).

Segundo detalhou o diretor presidente do Centro Educacional, Irmão Diógenes Saraiva, o convênio com a prefeitura existe desde 2006, tendo sido ampliado gradativamente e agora sofre o risco de acabar ou reduzir, devido à falta de repasse (são cinco parcelas de R$ 71 mil em aberto). Ele trabalha com a possibilidade de conseguir parceria com outras instituições, de uma maneira que, havendo o encerramento de um programa, outro possa ter continuidade, mesmo que contemplando menos crianças.

A presidente da Frente da Criança garantiu se esforçar para renovar os convênios, assim como solicitar o pagamento dos atrasados junto à nova administração do prefeito Carlos Eduardo Alves. Para Júlia, parceiros como o Dom Bosco precisam ser devidamente reconhecidos e aproveitados pelo poder público. Segundo relatou Saraiva, eles atuam há 28 anos e já tiveram mais projetos em parcerias com governos municipal, estadual e federal.

Com grande estrutura, eles hoje estão com várias ações desativadas, que poderiam estar ajudando também jovens e adultos com qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho (estão parados projetos de panificação, estética e beleza, operador de caixa, promotor de vendas).

Ainda assim, o Centro firmou parceria com Petrobras para o projeto Qualificação Fomentando a Inclusão, que atenderá 800 mulheres em dois anos com cursos de corte e costura (trimestrais), e articulação com empresas, para inserções no mercado. A aula inaugural está prevista para o dia 7 de janeiro de 2013. Além disso, mantém 72 inscritos no programa Qualificação Profissional Menores Aprendizes, em parceria com diversas instituições.

Categorias

Arquivo