Vereadora Júlia Arruda

Blog

Arquivo

Júlia participa de entrega da nova sede da Semul

Após lutar por sua implementação, em 2011, e defender sua manutenção na reforma administrativa do Executivo, no início do ano passado, a vereadora Júlia Arruda participou, na tarde dessa segunda-feira (14), da inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul). A solenidade contou com a presença do prefeito Carlos Eduardo e fez parte da programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher em Natal.

A Semul tem, entre outras atribuições, propor, apoiar e desenvolver políticas públicas voltadas para a promoção social, cultural, profissional, econômica e política da mulher no âmbito do município, de forma articulada com órgãos e instituições afins, independente da classe, raça, etnia, orientação sexual e religião. E essa nova sede, segundo a Prefeitura de Natal, proporciona a infraestrutura necessária para que esses e outros serviços sejam oferecidos da melhor forma possível às natalenses.

Para a titular da Semul, Aparecida França, o local, além da realização dos trabalhos internos, deve realizar atendimentos da mesma forma como acontece no Centro de Referência Elizabeth Nasser, na zona Norte. Lá, as mulheres contam com apoio jurídico, psicológico e social para que possam sair do ciclo de violência em que se encontram e tomar o controle de suas vidas, com empoderamento e autonomia.

"Nós precisamos colocar a mulher no seu devido lugar, que é qualquer lugar que ela deseje ficar. E tenho certeza, que com esse novo espaço, conseguiremos fazer uma trabalho melhor do que o que já estamos fazendo. Agradeço o apoio que o prefeito Carlos Eduardo vem dando à Semul e peço que continue coibindo qualquer tipo de discriminação contra a mulher no âmbito da Prefeitura do Natal", disse a secretária.

* Com informações da SECOM

Frente lança edital de concurso literário

A Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou, nessa quinta-feira (10), sua última reunião do ano fazendo um balanço das ações desenvolvidas em 2015. O encontro contou com a participação de representantes das entidades que integram a Frente que, na ocasião, defenderam para o próximo ano a intensificação das ações e o aparelhamento do sistema de garantia de direitos. Na ocasião, também foi feito o lançamento do II Concurso Literário de Poesia e Desenho do CMDM - Viver sem Violência.

A promotora Érica Canuto, coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher vítima de Violência, órgão vinculado ao Ministério Público Estadual, destacou a importância do combate à violência doméstica contra a mulher, que começa na infância. "Precisamos mudar o olhar em relação à mulher ainda na infância e levar essa orientação às escolas. Nesse sentido, não há dúvidas de que a Frente Parlamentar tem contribuído, abrindo a discussão na Câmara e fora dela, levando o debate para as escolas e para as famílias", destacou.

A promotora se referia ao Projeto Escola na Frente, lançado em maio deste ano com o objetivo de levar as discussões que ocorrem mensalmente na Câmara Municipal até as escolas de Natal, estimulando a participação social e trazendo as crianças e adolescentes para o protagonismo dos debates. "Foi a forma que encontramos de nos aproximar daqueles que são os principais interessados no trabalho que desenvolvemos aqui na Câmara Municipal e que, muitas vezes até por estarem em sala de aula, não podem estar presentes aqui nas reuniões mensais da Frente Parlamentar", disse a vereadora Júlia Arruda.

No segundo momento da audiência, foi realizado o lançamento do II Concurso Literário de Poesia e Desenho do CMDM - Viver sem Violência, destinado a estudantes de seis a 17 anos regularmente matriculados na rede municipal de ensino. O objetivo é estimular a produção literária e desenho/pintura, para o desenvolvimento de novos escritores e artistas potiguares, bem como despertar os alunos para a importância do combate à violência contra a mulher, promovendo conhecimento, conscientização e participação.

O concurso é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com as secretarias Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMUL) e de Educação (SME), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura/Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE).

Confira as fotos da última audiência de 2015 da Frente da Criança e do Adolescente:

Reunião da Frente da Criança - Retrospectiva (10/12/2015)

Ação Todos Juntos recebe homenagem da CMN

A Câmara Municipal de Natal realizou, nessa terça-feira (08), uma sessão solene em homenagem aos parceiros da Ação Todos Juntos - Um Dia de Cidadania. Trata-se de uma iniciativa comunitária, abraçada por diversos parceiros e voluntários, com apoio do mandato da vereadora Júlia Arruda (PSB). A ideia é proporcionar um dia de cidadania, com assistência em saúde, orientação nutricional, atendimento jurídico, palestra educativas, emissão de documentos, entre outros serviços.

Fazem parte da parceria as empresas Dori, Leite Clan, Óticas Diniz, Pipoca Bokus, Instituto de Olhos, Carnes & Cortes, Candy Pop, Padaria do Eraldo, Espaço Educacional Sol Nascente, Sebrae e Sesi, além de líderes comunitários, membros de movimentos sociais organizados e voluntários.

"Este grupo tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias de regiões com altos índices de vulnerabilidade social, ampliando o acesso da população a serviços básicos", explicou a vereadora Júlia Arruda, propositora da solenidade. "Final de ano é tempo de confraternizar. Por isso, estamos reunidos com nossos parceiros, que dedicam um pouco do seu tempo para ajudar o próximo, muitas vezes suprindo a ausência dos governos", ressaltou.

Ao todo, já foram realizadas cinco edições do projeto nos seguintes bairros: Loteamento Boa Esperança, Planalto, Leningrado, Gramoré e Passo da Pátria, contemplando as regiões Norte, Leste e Oeste da capital potiguar.

Confira as fotos da solenidade:

Homenagem aos parceiros da Ação Todos Juntos (08/12/2015)

Texto: José Martins Junior

Categorias

Arquivo