Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Blitz da Cidadania promove mobilização pelo dia 18 de maio

A vereadora Júlia Arruda participou, na manhã do último domingo (18), da Blitz da Cidadania, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação, promovida pelo Conselho Tutelar da zona Norte, promoveu panfletagem e adesivagem entre motoristas e pedestres que trafegavam pela ponte Newton Navarro.

O objetivo da ação foi promover a conscientização sobre a importância de denunciar casos de exploração infanto-juvenil e, assim, proteger nossas crianças e adolescentes. “Consideramos de extrema importância iniciativas como essa. Precisamos mesmo ir às ruas conscientizar e informar a população sobre a importância de denunciar casos de abuso por meio do Disque 100”, disse a parlamentar.

E completou: “Vamos buscar também o aparelhamento dos órgãos de defesa das crianças e adolescentes, fortalecendo toda a rede de proteção e ampliando as ações em todas as regiões da cidade”.

18 de maio

A data foi instituída a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000 e lembra o “Caso Aracelli”. No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu após seis dias, carbonizado.  Os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

Para receber e monitorar denúncias de violência contra crianças e adolescentes em todo o Brasil, existe o “Disque 100”. O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, incluindo finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo e-mail: disquedenuncia@sedh.gov.br.

Categorias

Arquivo