Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Câmara homenageia conselhos tutelares

A Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene na noite desta quinta-feira (22) para homenagear os conselhos e os conselheiros tutelares em alusão ao Dia do Conselheiro Tutelar, celebrado em 18 de novembro. A proposição foi da vereadora Júlia Arruda (PDT).

A vereadora Júlia Arruda destacou a importância dos conselheiros na fiscalização junto ao Poder Público, família, comunidade e sociedade para assegurar a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos no Estatuto (ECA) e na Constituição Federal.

"Essa é uma atividade ainda cercada de mitos e dúvidas que precisam ser esclarecidos. Os Conselhos Tutelares compõem o eixo de Defesa do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e, assim, atuam para que as estruturas do sistema ampliem o atendimento e a proteção aos direitos; promovem a apuração da responsabilidade dos que descumprem seus deveres ou os cumprem de forma irregular; e indicam ao Conselho de Direitos as carências ou ausências de recursos e de programas de atendimento", explicou.

Helder Melo, conselheiro tutelar da Região Administrativa Norte, externou a felicidade em ser homenageado diante das dificuldades para realização dos trabalhos dentro das comunidades que, em muitos casos, não tem o devido reconhecimento.

"Me sinto muito lisonjeado com esse reconhecimento, porque nós temos uma profissão muito difícil de se trabalhar. Trabalhar com criança e adolescente para ajudá-las é muito satisfatório. A gente se sente muito feliz mesmo por saber que a Câmara tem prestado essa homenagem ao nosso trabalho", disse.

A conselheira tutelar da Região Administrativa Sul, Núbia Rodrigues, disse que a homenagem serve como um estímulo para continuar os trabalhos e ainda destacou que a função é escolhida pelo povo e parabenizou a Câmara Municipal, que também tem seus integrantes escolhidos pelo povo, pela iniciativa.

É uma homenagem muito relevante. Essa função que desempenhamos partiu da escolha do povo e receber uma homenagem da Casa do Povo é, realmente, uma honra. É uma homenagem que serve como estímulo, valorização e reconhecimento ao todo esforço que realizamos para defender as crianças e adolescentes quando estão com os seus direitos violados", observou.

Autor:
Marcius Valerius

Categorias

Arquivo