Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Solenidade homenageia mulheres na CMN

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado no próximo domingo (8 de março), os vereadores de Natal homenagearam mulheres de várias áreas de atuação durante uma sessão solene realizada na manhã de hoje, por meio de proposição da vereadora Júlia Arruda (PSB).

Além dos vereadores, homenageadas e familiares, a sessão contou ainda com a presença dos senadores Fátima Bezerra (PT) e Garibaldi Alves (PMDB), da deputada estadual Márcia Maia (PSB) e da primeira-dama de Natal, Andréa Ramalho. O presidente da Câmara, vereador Franklin Capistrano (PSB) parabenizou todas as mulheres abrindo a sessão e destacou que o olhar do vereador deve ir além das homenagens. "É preciso estar atento aos trabalhos de políticas públicas voltadas para as mulheres. O vereador lida diretamente com a comunidade e deve manter essa proximidade com esse público", disse.

A bancada feminina da Câmara é composta pelas vereadoras Júlia Arruda, Eleika Bezerra (PSDC), Amanda Gurgel (PSTU) e Eudiane Macedo (SDD) que, presente à sessão, ressaltou a sensibilidade feminina também no parlamento. "Nosso papel é ouvir a população e como parlamentar, sendo mulher, o sentimento é mais aflorado e vemos com maior sensibilidade a necessidade de políticas públicas voltadas para as mulheres", disse Eudiane. A representatividade feminina na política foi defendida também pela senadora Fátima Bezerra que relembrou a necessidade de enfrentar a violência contra a mulher. "Avançamos do ponto vista de encontrar mecanismos para enfrentar a violência com a lei 'Maria da Penha', mas não podemos baixar a guarda e precisamos de mais mulheres no parlamento", destaca.

Durante a sessão, 21 mulheres foram homenageadas com a "Medalha Júlia Alves Barbosa", honraria criada pela Câmara para reconhecer a atuação de mulheres que se destacam na capital potiguar. Histórias como a da senhora Rosângela Marinho, catadora de lixo que levava do lixo livros para o filho estudar, sendo este aprovado recentemente no 1º lugar geral do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), foram reconhecidas nas homenagens, assim como a atuação de representantes na Construção Civil, Segurança Pública, Educação, Jornalismo, Medicina, Assistência Social, Direito, entre outras áreas.

A vereadora Júlia Arruda, propositora da sessão disse que o reconhecimento pela atuação destas homenageadas também se estende a todas as mulheres. "Homenagear grandes figuras femininas da cidade é dizer a cada mulher o quanto ela é especial e tem suas potencialidades. Cada uma tem seu perfil, sua atuação, mas todas são especiais".

Fonte: Cláudio Oliveira / Assessoria CMN
Foto: Marcelo Barroso

Categorias

Arquivo