Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Câmara de Natal promove ação do Outubro Rosa

Por iniciativa da vereadora Júlia Arruda, a Câmara Municipal de Natal realizou, na última sexta-feira (9), uma ação dedicada ao Outubro Rosa, com palestras educativas sobre o câncer de mama direcionadas para as servidoras da Casa do Povo. A ação contou com a participação da Prefeitura de Natal, Rede Feminina da Liga Contra o Câncer, Grupo Despertar e Grupo Reviver. De acordo com a propositora, o evento tem o objetivo de sensibilizar os órgão competentes sobre a necessidade de investimentos em políticas públicas que favoreçam o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de homenagear entidades empenhadas em promover saúde e bem estar para a população feminina.

"É preciso que as mulheres tenham acesso aos exames de forma rápida e desburocratizada. Neste sentido, o Poder Público deve assumir a responsabilidade de fornecer as condições, por exemplo, equipando as unidades básicas de saúde com mamógrafos. Durante as palestras, também foi enfatizada a importância do autoexame da mama, que ajuda a detectar nódulos", destacou a vereadora Júlia Arruda.

Elba Moura, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer da Liga, falou que a assistência em mastologia oferecida pelo Município ainda é deficiente. "Para termos uma noção do problema que estamos enfrentando, basta sabermos que na zona Norte existe um mamógrafo no Hospital Leide Moraia. Mas não está sendo usado, já que o mesmo encontra-se quebrado" afirmou. "Outro problema é a demora: às vezes as pacientes levam até três meses para conseguir marcar uma mamografia. Quando sabemos que a rapidez no diagnóstico é fundamental para a cura da doença", completou.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Franklin Capistrano (PSB), o tema é acompanhado de perto pela Comissão de Saúde da Casa. "Estamos sempre cobrando da Secretaria de Saúde soluções para as questões importantes da sociedade. Vamos unir esforços para que os hospitais públicos possam estar equipados com vistas a responder demandas na área da mastologia".

O vereador Felipe Alves (PMDB), por sua vez, declarou que é um entusiasta da campanha Outubro Rosa. "Porém, a vigilância não pode acontecer apenas em outubro, deve se estender por todos os meses do ano", defendeu. Ele lembrou que seu mandato apresentou um projeto de lei que retira a necessidade de encaminhamento médico para mulheres acima dos 40 anos realizarem o exame de mamografia. "Isso vai simplificar o processo que leva ao diagnóstico precoce. Aproveito para parabenizar a vereadora Júlia Arruda por trazer este debate tão importante para o Legislativo natalense", concluiu o parlamentar.

Autor: José Martins Junior / ASSECAM
Foto: Marcelo Barroso

Categorias

Arquivo