Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Centro Pinheiros recebe o Projeto Escola na Frente

A Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, coordenada pela vereadora Júlia Arruda (PSB), realizou na manhã de hoje (17) a segunda edição do projeto "Escola na Frente". Dessa vez o Centro Educacional Pinheiros, no bairro do Alecrim, foi a escola que recebeu a Frente Parlamentar para debater com os alunos sobre abuso e exploração sexual contra a criança e o adolescente.

Na ocasião, participaram representantes dos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CRAS e CREAS) e do Conselho Tutelar, apresentando para os alunos  os serviços oferecidos por estes órgãos que atendem famílias em vulnerabilidade social e vítimas de violência e exploração sexual com todo o acompanhamento psicológico e medidas de combate e proteção às vítimas.

A psicóloga Ana Andrea Maux, da Vara da Infância e Juventude, proferiu palestra sobre o assunto, alertando os adolescentes para situações suspeitas que podem levar ao abuso sexual contra crianças. Ela e os outros convidados da Frente responderam à diversos questionamentos dos alunos sobre penalidades, tipos de abuso, a quem procurar, entre outros pontos.

"É importante que os adolescentes fiquem alertas. Casos em que maiores se envolvem com menores de idade e pedem sigilo a eles são muito suspeitos. Quando souberem de algumas vítima é preciso ligar para o disque 100 ou procurar os CRAS e CREAS para que aquele caso seja investigado e a vítima receba ajuda", disse.

Os alunos também fizeram uma apresentação teatral representando o tema em questão. O Centro Educacional Pinheiros foi homenageado pela vereadora Júlia Arruda, em nome da Câmara Municipal, com a entrega de um diploma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à cidade.

O diretor da escola, professor João Pinheiro, disse que a iniciativa é sinal de reconhecimento pelo trabalho de formação não apenas de estudantes, mas também de cidadãos e que, receber o "Escola na Frente" contribuiu neste processo. "Estamos preocupados com a formação ampla do aluno e discutir essa temática é uma grande oportunidade de alertá-los e também de formá-los para que possam repassar o conhecimento adquirido. Estamos duplamente agradecidos pela homenagem e pela presença da Frente Parlamentar na escola", declarou.

Para a vereador Júlia Arruda, a Frente mais uma vez cumpriu seu papel. "Estamos cumprimos o papel de colocar os jovens no debate como protagonistas que são. Foi mais uma gratificante edição do Escola na Frente com uma discussão muito relevante e participativa. Vamos realizar novas edições percorrendo mais escolas na cidade. sai ganhando a escola, a Câmara Municipal e principalmente a sociedade e os nossos jovens reforçando o combate à violência", disse a vereadora, destacando que o projeto é realizado mensalmente em escolas do município e a próxima deverá ocorrer na Vila de Ponta Negra.

Texto: Cláudio Oliveira / ASSECAM

Categorias

Arquivo