Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Crianças e Adolescentes: Balanço da Copa 2014

A Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes realizou, na tarde desta terça-feira (26), a primeira reunião do semestre, na qual foi apresentado um balanço de trabalho realizado durante a Copa do Mundo. Presidido pela vereadora Júlia Arruda e com o tema "Uma Visão Crítica do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDA) em Grandes Eventos", o fórum reuniu representantes de diversas entidades que militam em favor desse público na cidade de Natal.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) referentes aos atendimentos realizados durante o Mundial, foram constatadas situações de vulnerabilidade e risco social, trabalho infantil, violência física e/ou negligência e violência sexual, que totalizaram 70 notificações. A titular da Semtas, Ilzamar Pereira, destacou a importância do Plantão Integrado, que mobilizou diversos órgãos no período de 12 de junho a 13 de julho de 2014.

A reunião teve participação expressiva dos deputados do Parlamento Jovem. Thiago Potiguar destacou a importância de estender o trabalho de proteção das crianças e adolescentes a outros meios, como a internet. “Sabemos que as redes sociais representam grande parte dos casos violação das nossas crianças e adolescentes e precisamos de ações que envolvam também o ambiente virtual”, disse.

A vereadora Júlia Arruda, por sua vez, enfatizou a importância de dar continuidade à articulação da rede de proteção, de modo que esta possa atuar durante todo o ano. “Foi muito gratificante ver os frutos de um trabalho que iniciamos ainda em 2013, disponibilizando as reuniões da Frente para discutir as ações que seriam executadas durante a Copa do Mundo. O baixo número de notificações está aí para provar que somos capazes de enfrentar com eficiência a violação dos direitos das crianças e adolescentes em nossa cidade”, conclamou.

Categorias

Arquivo