Vereadora Júlia Arruda

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Setembro Dourado é lançado na CMN

Visando orientar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente presidida pela Vereadora Júlia Arruda promoveu na manhã desta quinta-feira (27) um encontro com diversas instituições e autoridades para debater o assunto. Com diversas apresentações que emocionaram os presentes, o encontro serviu também para divulgar a campanha Setembro Dourado que está com seu lançamento marcado para o dia 1º de setembro e será feito pelo prefeito Carlos Eduardo Alves.

Bastante emocionada com o encontro, a vereadora Júlia Arruda ressaltou o apoio da Frente Parlamentar para ajudar a divulgar a campanha. “Não poderia deixar de trazer aqui para a Câmara Municipal de Natal estas lindas crianças que apesar da pouca idade já são grandes guerreiras. A frente tem como objetivo exatamente isso, dar oportunidade de ajuda as crianças e adolescentes que independente do motivo estão precisando de ajuda”, enfatizou a parlamentar.

O câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil. Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no país anualmente são mais de 10 mil casos novos de câncer registrados nessa faixa etária, sendo em torno de 150 só no Rio Grande do Norte.

Presente no encontro, a representante do Grupo de apoio a criança com câncer (GACC), Rosa Reiko Hannaka, lembrou que a principal arma contra a doença ainda é o diagnóstico precoce. “Sempre pedimos que os pais fiquem sempre de olho em algum tipo de reclamação freqüente de seus filhos. As vezes muitos acham que são apenas sintomas de alguma doença simples como a gripe, mas infelizmente as vezes se trata de algo bem mais sério. Ao menor sinal de algum sintoma recorrente, os pais tem que procurar ajuda médica para ter um diagnóstico exato” ressaltou.

A campanha Setembro Dourado visa conscientizar sobre a existência do câncer entre crianças e adolescentes, divulgando por meio de ações educativas e preventivas os principais sinais e sintomas da doença ao maior número de pessoas.

Está prevista a distribuição de materiais como 300 mil panfletos, 10 mil cartazes, 10 mil adesivos de carro e 1.000 adesivos de vitrine. Monumentos como a Ponte Newton Navarro, o Viaduto da Prudente de Morais, a Ponte de Igapó, o Pórtico dos Reis Magos e o Palácio Felipe Camarão serão iluminados na cor amarela e seis laços dourados serão distribuídos nos principais corredores da cidade. Tudo para chamar a atenção da população para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Texto: René Vaz
Foto: Marcelo Barroso

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