Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Frente da Criança e do Adolescente comemora 10 anos

As crianças e adolescentes de Natal podem contar com super heróis da vida real. Eles formam um Sistema de Garantia de direitos e, nesta quarta-feira (30), estarão reunidos para comemorar os 10 anos da Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. A solenidade será no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, às 9h, e terá a participação de representantes do Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude, Justiça do Trabalho e de entidades que promovem ações de atendimento às crianças e aos adolescentes do município e do estado. 

A Frente Parlamentar é um fórum permanente formado por mais de 120 instituições governamentais e não-governamentais que se reúnem mensalmente na Câmara Municipal para debater, propor e fiscalizar a execução de políticas voltadas à proteção do público infantojuvenil natalense. “Será uma oportunidade para relembrar os desafios, celebrar as conquistas, homenagear os parceiros e reafirmar nosso compromisso com o crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes”, destacou a vereadora Júlia Arruda, coordenadora da Frente. 

Criada em 2006, sob coordenação do então vereador Hermano Moraes, a Frente liderou a aprovação da Lei nº 5759/06, que passou a reger as ações de políticas públicas de atendimento dos direitos da criança e adolescente em Natal, vigente até hoje. Também esteve à frente da regulamentação do Orçamento da Criança Municipal e atuou decisivamente para articulação da Rede de Proteção Integral durante a Copa 2014, que coibiu casos de abuso e exploração contra crianças e adolescentes durante o Mundial. 

Em 2015, a Frente tirou do papel um antigo sonho e lançou o Projeto Escola na Frente, que aproxima a Câmara Municipal das instituições de ensino, envolvendo a comunidade escolar, promovendo educação, cidadania e trazendo as crianças e os adolescentes para o protagonismo dos debates. “Eles são a nossa verdadeira razão de existir e nada mais coerente do que estreitar nossos laços, contribuindo, assim, para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade”, disse Júlia. 

A festa de 10 anos da Frente terá apresentações culturais da LBV, Atitude Cooperação, Centro Educacional Dom Bosco e NDS. 

Serviço 
Aniversário da Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente 
Data: 30 de novembro (quarta-feira) 
Local: Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte 
Horário: 9h


Categorias

Arquivo