Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Frente apresenta ações programadas para a Copa

Dando continuidade a um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o final de 2013, a Frente Parlamentar Municipal em Defesa das Crianças e dos Adolescentes se reuniu, nesta quinta-feira (29), para apresentar as Ações e os Fluxos planejados pelo Comitê Local em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes na Copa FIFA 2014. Na oportunidade, as diversas entidades que integram o comitê apresentaram suas estratégias de atuação durante o megaevento.

Presidida pela vereadora Júlia Arruda, a Frente Parlamentar integra o comitê e constitui-se em um fórum de reflexão, debate e mobilização em prol da consolidação e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Esse é o resultado de um intenso trabalho, que passa pelo debate, planejamento e, por fim, consolidação das ações de proteção das crianças e adolescentes durante a Mundial”, destacou a parlamentar, acrescentando a importância de um legado social pós-Copa.

“Entendemos que, durante o evento, os esforços devem ser intensificados, haja vista o aumento do fluxo de turistas. No entanto, ressaltamos que esse é um trabalho contínuo e que assume, portanto, uma perspectiva de legado na luta pela defesa da proteção integral das nossas crianças e adolescentes durante todos os dias do ano e em qualquer circunstância”, disse Júlia.

Composto por órgãos governamentais e não-governamentais, o Comitê Local visa à prevenção e ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Seus objetivos foram explicitados em uma Carta Compromisso, no intuito de avançar na articulação e no diálogo, convocando todos os entes participantes e a sociedade em geral a atuarem ativamente na defesa e no controle social dessa parcela da população.

Confira abaixo algumas ações programadas para a Copa do Mundo:

SEMTAS: A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social terá equipes fixas e volantes identificando e encaminhando possíveis casos de vulnerabilidade no entorno da Arena das Dunas. Além disso, serão montados espaços de convivência destinados a crianças e adolescentes em situação de risco social.

Divulgação: Elaboração de panfletos com informações sobre meios físicos e eletrônicos para realização de denúncias, com ampla distribuição em hotéis, restaurantes, estabelecimentos comerciais e entre categoriais profissionais que atuam diretamente com o turismo, como os taxistas.

Ministério Público: Durante o período de realização da Copa, haverá plantão de dois promotores (dia e noite), inclusive aos sábados, domingos e feriados. A partir de 10 de junho, estará disponível uma linha telefônica para atender ocorrências: (84) 8839‑8114.

Judiciário
1ª Vara da Infância e Juventude: Em dias de jogos na Arena das Dunas, haverá equipes de agentes de proteção no próprio estádio e na FAN FEST. Em dias de jogos do Brasil, a equipe estará presente na FAN FEST.

Ministério Público do Trabalho: Oito servidores (auditores, assistentes administrativos e motoristas) ficarão de plantão de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e as denúncias devem ser feitas através do telefone (84) 3220‑2035.

Conselhos Tutelares: Realizarão atendimento normal nos conselhos das quatro regiões administrativas das 8h às 18h e, a partir das 18h, um conselheiro estará no Plantão Integrado.

Área Metropolitana: As Secretarias Municipais de Assistência Social da região metropolitana de Natal foram convidadas a participar das reuniões do Plantão Integrado e cada uma indicará um técnico de referência para o período da Copa.

Categorias

Arquivo