Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Conferência da Criança é tema de audiência na CMN

A Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente se reuniu, na manhã desta quinta-feira (26), para debater a realização da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Natal, que acontecerá no próximo mês de maio, e irá tratar da Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Na oportunidade, a vereadora Júlia Arruda homenageou a ONG Atitude Cooperação pelo importante trabalho social que desenvolve na zona Oeste da capital potiguar.

A audiência foi presidida pela vereadora Júlia Arruda e reuniu diversos representantes de entidades públicas e privadas, além da sociedade civil organizada, sob coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA); do Ministério Público, através da Promotoria da Infância e Juventude; da Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social (SEMTAS); e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEC), através do Departamento ao Educando (DAE).

O promotor Marcus Aurélio falou sobre a importância da conferência na efetivação dos direitos das crianças e adolescentes do município de Natal. “O tema dessa 10ª Conferência é a Política e o Plano Decenal, e fundamentalmente ela passa pelo fortalecimento dos conselhos de direitos, para que eles possam exercer seu papel de implementação dessa Política e desse Plano Decenal”, explanou o promotor, destacando ainda a importância do controle social das políticas públicas.

A presidente do COMDICA, por sua vez, fez um balanço das ações de reordenamento das funcionalidades do Conselho e exaltou a importância da Frente como fórum de debate e aproximação das instituições. “Esse é um espaço muito importante para nos conhecermos e estarmos juntos, afinal, fazemos parte de uma rede de proteção das crianças e adolescentes”, comentou Ivanise. Opinião compartilhada pela secretária Municipal do Trabalho e da Assistência Social, Ilzamar Pereira.

“Essas audiências públicas coordenadas pela vereadora Júlia Arruda têm dado uma grande contribuição na articulação da rede de proteção e do sistema de garantia de direitos. É extremamente importante trazer esses debates para a Frente Parlamentar, um espaço qualificado e adequado para que a gente possa pensar em orçamento voltado para as políticas públicas”, disse a titular da SEMTAS, aproveitando a oportunidade para pedir o apoio da parlamentar e de toda a rede no Projeto de Lei que cria cargos efetivos na Secretaria.

A vereadora Júlia Arruda, que mediou a audiência, falou do sucesso do evento. "É muito gratificante ver a Casa cheia, e com um público tão qualificado e comprometido com os direitos das crianças e dos adolescentes. Mais uma vez, a Frente Parlamentar se apresenta como um fórum democrático e propositivo", destacou a parlamentar que, além da Frente, preside também a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal.

Para mais informações sobre 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Natal, entre em contato com o COMDICA, no telefone 3223-3333 ou através do e-mail comdicanatal@gmail.com

Atitude Cooperação

A instituição homenageada na audiência de hoje foi a ONG Atitude Cooperação, que atua na zona Oeste de Natal, onde desenvolve projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações que permitam o crescimento sustentável das famílias atendidas. Para conhecer o trabalho da ONG e saber como você também pode fazer a diferença na vida de quem precisa, acesse www.atitudecooperacao.org.br

Confira as fotos:

Categorias

Arquivo