Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Frente divulga Eleição de conselheiros tutelares

A Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente se reuniu, na manhã de ontem (24), para debater as atribuições, atuação e competências dos Conselhos Tutelares no contexto da Eleição Unificada, que acontece no próximo dia 4 de outubro em todo o país. A reunião contou com a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), do Ministério Público, conselheiros e candidatos, além de lideranças comunitárias e pessoas que atuam na área.

O processo seletivo para escolha dos conselheiros tutelares é composto de cinco etapas, começando pela inscrição, apresentação de documentos e análise dos critérios para ser conselheiro, prova escrita, eleição e curso de formação. A presidente do COMDICA, Ivanise Laurentino, falou sobre a importância dos conselheiros tutelares. "O conselheiro tem uma atribuição importantíssima porque forma o órgão de proteção das crianças e adolescentes e, ao identificar que essas crianças passam por alguma situação de conflito, de risco social, violência, deve buscar os meios legais para defendê-las e solucionar o problema", disse.

Para a vereadora Júlia Arruda, a Frente Parlamentar está cumprindo seu papel e prestando um importante serviço à sociedade ao divulgar a Eleição Unificada para conselheiros. "Sempre debatemos temas relevantes para a política de proteção das crianças e adolescentes e nesta reunião falamos sobre as atribuições, competências e desafios dos conselheiros tutelares. Sabemos que uma eleição como essa já é naturalmente difícil de ser realizada porque o voto é facultativo. E sem divulgação, fica ainda mais difícil. Por isso, estamos aqui hoje”, destacou a parlamentar.

A Eleição Unificada para conselheiros tutelares será realizada no próximo dia 4 de outubro, das 8h às 17h. Para votar, é necessário apresentar título de eleitor e documento com foto. Confira os locais de votação:

Zona Norte
Escola Municipal Mª Madalena - Lagoa Azul 
Escola Municipal Irmã Arcangela - Igapó
Escola Municipal Waldson José Bastos Pinheiro - Nossa Sra. Da Apresentação
Escola Municipal Professora Zuleide Fernandes de Macedo e Silva - Pajuçara
Escola Municipal Profª Noilde Pessoa Ramalho - Comunidade África
Escola Municipal Profª Iapissara Aguiar de Souza - Potengi

Zona Sul
Escola Municipal Josefa Botelho - Ponta Negra
Escola Municipal Prof. Carlos Belo Moreno - Conjunto Jiqui

Zona Leste
Escola Municipal Santos Reis - Rocas
Escola Municipal Juvenal Lamartine - Alecrim
Escola Municipal Antonio Campos - Mãe Luíza

Zona Oeste
Escola Municipal Ferreira Itajubá - Quintas
Escola Municipal Prof. Zuza - Nossa Sra. de Nazaré
Escola Municipal Bernardo Nascimento - Felipe Camarão
Escola Municipal Almerinda Bezerra Furtato - Guarapes
Escola Municipal Estudante Emanuel Bezerra - Planalto
Escola Municipal Celestino Pimentel - Cidade da Esperança

Conheça mais sobre o papel dos conselhos tutelares clicando aqui.

*Com informações da ASSECAM

Categorias

Arquivo