Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Frente debate violência sexual infantojuvenil

Os alunos da Escola Municipal Profª Josefa Botelho, em Ponta Negra, tiveram uma aula diferente nesta sexta-feira (14). Trata-se da terceira edição do Projeto "Escola na Frente", de iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Natal. A vereadora Júlia Arruda (PSB), presidente da Frente Parlamentar, mediou o debate entre alunos e educadores sobre o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 

Participaram do encontro, representantes do Conselho Especializado em Assistência Social (CREAS), do Conselho de Assistência Social (CRAS), da 2ª Vara da Infância e da Juventude e do Conselho Tutelar da Zona Sul, além do vereador Emanoel do Cação (PP).

As crianças na idade entre 8 e 11 anos se apresentam nas estatísticas das instituições de defesa de crianças e adolescentes no país como as mais vulneráveis às violências, com destaque a violência sexual. Nesse sentido, quanto mais a criança tiver conhecimento sobre seus direitos e as possíveis transgressões por parte dos adultos, mais ela poderá se proteger e "evitar" situações de violência.

"Em parceria com a comunidade escolar, desenvolvemos uma metodologia de prevenção para orientar crianças, pais e professores sobre os possíveis riscos em que as crianças se encontram em determinadas ocasiões nas suas vidas. Todos foram instruídos a denunciar imediatamente suspeita ou casos de violência sexual, notificando órgãos cometentes como Conselho Tutelar, Delegacia e Ministério Público. Portanto, acredito que plantamos uma semente nesta escola, construímos juntos conhecimentos sobre questões de vulnerabilidade", concluiu a vereadora Júlia Arruda.

Autor: Júnior Martins/ASSECAM


Categorias

Arquivo