Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Frente debate gravidez precoce e DST no Atheneu

Os alunos do Colégio Atheneu Norte-riograndense foram os recentes contemplados pelo projeto "Escola na Frente", da Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Câmara Municipal de Natal. Na escola, a comitiva coordenada pela vereadora Júlia Arruda (PDT) debateu com os estudantes sobre gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis (DST's).

A coordenadora pedagógica da escola, Severina Targino, destacou a importância da ação com os adolescente do Atheneu. "A escola precisa e sempre acolheu projetos como este que procuram instruir os alunos e prevenir um problema que é sempre tão atual que traz consequências para toda a vida. A Educação pode e deve prevenir a gravidez precoce, as DST's e os problemas que acometem os jovens por falta de informação", disse.

A vereadora Júlia Arruda ressaltou como a gravidez na adolescência interfere no ciclo de formação dos estudantes, especialmente as meninas. Das mães adolescentes no Brasil, apenas 25% continuam estudando, isso num universo 414.105 garotas, de 15 a 17 anos que já têm pelo menos um filho, segundo levantamento do Movimento Todos pela Educação, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013. Dessas jovens, 52.062 trabalham e a maioria (257.312) não estuda e nem trabalha. Estas apresentam os piores índices de escolaridade entre a população de 15 a 17 anos fora da escola. A maioria delas (55,4%) não chegou a completar nem o Ensino Fundamental. "Ocorre que numa fase de descobertas, a informação, orientação e prevenção são essenciais e a Frente Parlamentar cumpre seu papel, saindo das dependências da Câmara e levando o assunto para o jovem, para que ele seja o protagonista do debate", destacou a vereadora.

O encontro no Atheneu contou com palestra sobre o assunto, a participação de conselheiros tutelares e representantes do setor de saúde e prevenção da secretaria de saúde e dos estudantes que interagiram fazendo questionamentos e debatendo o assunto com os convidados. O encontro mensal da Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança em escolas vai se repetir nos próximos meses com previsão de ocorrer no Centro de Educação Integrada (CEI) da Avenida Romualdo Galvão e na Escola Municipal Luiz Gonzaga.

Autor: Cláudio Oliveira

Categorias

Arquivo