Vereadora Júlia Arruda

Blog

Notícias

Júlia Arruda dá entrevista para livro-reportagem sobre Fora Micarla

A vereadora Júlia Arruda (PSB), que preside a CEI dos Contratos, foi entrevistada na manhã desta sexta-feira (14) pela concluinte de Jornalismo da UFRN, Rayanne de Azevedo Carvalho, que está elaborando, juntamente com a colega Anna Paula Freire um livro-reportagem sobre a ocupação do Coletivo Fora Micarla na Câmara Municipal de Natal em junho passado.

As estudantes de Comunicação Social vão historiar a ocupação de 11 dias, dando enfoque à participação dos vereadores de oposição. Júlia observou que o Coletivo é legítimo e foi fundamental para a instalação da CEI dos Contratos.

A vereadora observa que não tinha noção de que a mobilização atingiria tamanha proporção, mas creditou a situação à falta da habilidade da presidência da Câmara em negociar com os manifestantes, que apenas exigiam a implantação de uma CEI com participação paritária da situação e oposição, que garantissem a apuração séria das possíveis irregularidades da Prefeitura de Natal.

Júlia Arruda lembrou que inicialmente os manifestantes pediam nas redes sociais o Impeachment da prefeita Micarla de Sousa, e que vislumbraram na instalação da CEI a materialização disso, através da possível comprovação de irregularidades do poder executivo. Ela observa, contudo, que a CEI não é punitiva, mas poderá encaminhar resultados para os órgãos competentes darem encaminhamentos necessários.

A presidente da CEI historia ainda a dificuldade, não apenas para a instalação, mas para a manutenção, com a saída de vereadores e necessidade de substituição deles. E relata ainda episódios negativos, como o impedimento de entrada de integrantes do #Fora Micarla na Câmara para acompanhar os trabalhos da CEI, o que quase gerou uma segunda ocupação da Casa Legislativa – episódio que só foi solucionado com a intermediação novamente da OAB e Direitos Humanos.

 

Categorias

Arquivo