Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Em pauta: democratizar espaços públicos de Natal

Em diversas partes do mundo já existe uma atenção especial dos gestores públicos para as possibilidades de ressignificação dos espaços públicos, especialmente nas grandes cidades. Em Natal, essa consciência começa a ganhar vez através de iniciativas como as dos chamados “food trucks” (carros de comida) e do Projeto Eco Praça, que promove a ocupação e revitalização das praças públicas, por meio da mobilização social, proporcionando um ambiente de cultura, arte, lazer e gastronomia.

Sensível à causa e ciente da importância de se construir novas experiências de diálogo, aproximando as pessoas e promovendo seu empoderamento sobre os espaços públicos, a vereadora Júlia Arruda intermediou, no final da manhã desta quarta-feira (3), uma reunião entre representantes dos “food trucks” e da Eco Praça com o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa. Na oportunidade, foi debatida a viabilidade das atividades e a criação de uma agenda que possa integrá-las.

“Acredito que Natal vive um novo momento, em que as pessoas começam a despertar para uma maior consciência coletiva, e o poder público precisa fazer parte disso. Então, senti a necessidade de aproximar os gestores públicos daqueles que estão disseminando essa ideia aqui na cidade, seja através de intervenções, como é o caso do Eco Praça, ou de uma nova maneira de pensar uma atividade econômica antiga, no caso do ‘food trucks’”, destacou a parlamentar.

“O que queremos é criar em Natal uma nova cultura de consumo nos espaços públicos, profissionalizando o tradicional lanchinho de esquina, com qualidade, higiene e consciência ambiental”, destacou Pedro Gurgel, um dos pioneiros do ramo na capital potiguar e defensor da regulamentação da atividade, através de uma legislação municipal específica sobre comida de rua. Para tanto, a vereadora Júlia Arruda apresentou Projeto de Lei que já tramita nas comissões da Câmara Municipal de Natal.

“Tão logo seja aprovado na Câmara Municipal, quero que vocês saibam que o Município tem total interesse em regulamentá-lo. Acredito que esse será um importante avanço para os empresários, que terão segurança para atuar no mercado, e para os consumidores, que poderão ter a garantia de qualidade dos alimentos que estão adquirindo”, disse o secretário Raniere Barbosa.

Eco Praça

O titular da SEMSUR garantiu total apoio para realização da próxima edição do Projeto Eco Praça, nos próximos dias 13 e 14 de dezembro. Segundo Raniere Barbosa, no que depender da Secretaria, esta será a edição mais bem estruturada. O secretário propôs ainda que o grupo volte a se reunir na segunda quinzena de janeiro, para construção de um agenda que possa integrar os “food trucks”, o Eco Praça e outros projetos que queiram aderir à iniciativa durante o ano de 2015.


Categorias

Arquivo