Vereadora Júlia Arruda

Blog

Notícias

Júlia Arruda participa de Roda de Prosa do Conexão Felipe Camarão

O Ponto de Cultura Conexão Felipe Camarão promoveu a Roda de Prosa com o tema “Conectando Culturas para a Educação e Desenvolvimento Humano” na tarde desta quarta-feira (13), na Escola Municipal Djalma Maranhão. O evento contou com a participação da vereadora Júlia Arruda, que falou sobre a atuação da Comissão de Educação da Câmara.

A situação de Conselhos Tutelares, escolas e CMEIs foi ponto importante de sua fala, quando lembrou que o ambiente escolar deve apresentar aos alunos muito mais que o conteúdo teórico.

“Neste momento estamos preocupados com a antecipação do recesso escolar. Para nós que somos privilegiados, a chegada das férias mais cedo parece um ponto positivo, mas para muitas crianças a merenda escolar às vezes é a única refeição que têm no dia”, lamentou, ao propor que as escolas ofereçam atividades complementares como colônias de férias e oficinas durante o período de recesso, a exemplo das atividades do Conexão, que tem parceria direta com escolas públicas, além do Mais Cultura. O Programa, do Governo Federal, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

Ela ainda lembrou que qualquer investimento no âmbito do município depende do planejamento orçamentário e que recentemente foi ampliado o percentual de recursos destinados à Educação em Natal, passando de 25% para 30%.

A coordenadora geral, Vera Santana, chegou a propor uma audiência pública ou até sessão popular no bairro de Felipe Camarão para ampliar a relação entre comunidade e Legislativo.

Ao participar da sessão ordinária nesta mesma tarde, a vereadora transmitiu aos vereadores o que viu da ação e ressaltou a importância em dar apoio a projetos sérios e comprometidos.

O Roda de Prosa foi parte da parte da programação do Conexão Brasil 2013, que comemora os 10 anos do projeto, e contou ainda com as participações de Juana Nunes, secretária de Políticas Culturais do Ministério da Cultura; Neusa Macedo, assessora de Gabinete da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/MEC; do cantor e compositor Jorge Mautner; Macaé Evaristo, da Secretária de Educação Continuada Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI/MEC; Carla Medeiros, da Diretoria de Currículos e Educação Integral/MEC; Luiz Assunção, do Departamento de Antropologia  da UFRN; Gil Marçal, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; Fátima Aparecida Antônio, diretora do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação de SP; Arandi Róbson, representante da Secretaria de Educação e Cultura do RN; Judineide Domingos, da Secretaria Municipal de Educação; e o fotógrafo Teotônio Roque, da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (RN).

Os grupos Orquestrim Conexão Felipe Camarão e Flautistas da E. E. Clara Camarão deram o tom da festa.

 

Categorias

Arquivo