Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Júlia Arruda pede adequação às normas de acessibilidade nas ruas e na CMN

“Natal não está preparada para a pessoa com deficiência”, disse a vereadora Júlia Arruda (PSB), ao usar a tribuna nesta quinta-feira (19) para lembrar que no próximo sábado, 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Em contrapartida, a vereadora parabenizou o projeto de mobilidade urbana que será votado na próxima semana, por contemplar a reestruturação de calçadas.

Ainda sobre o tema, a parlamentar solicitou que a própria Câmara Municipal de Natal se adeque às normas de acessibilidade. “Peço a esta casa, que é a Casa do Povo, que se adapte para poder receber todos aqui, inclusive o cadeirante, o deficiente visual, aqueles que precisam de uma estrutura diferenciada”.

Júlia Arruda, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, frequentemente leva o assunto ao plenário. Entre os projetos aprovados nessa área estão os que instauraram campanha periódica de prevenção a doenças da visão, o Dia Municipal do Deficiente Visual e a obrigatoriedade de carros adaptados nas autoescolas de Natal.

Entram na lista ainda sua contribuição na desburocratização da lei da gratuidade dos transportes públicos e a lei que obriga os Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda a fornecer atendimento por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e através do método Braille, a quem deles necessitar.

A vereadora também é a responsável pela cota de 5% dos cargos comissionados da presidência da Câmara destinados a pessoas com deficiência. Além disso, Júlia Arruda vem presidindo diversas audiências públicas para debater as principais necessidades desta parcela da população, dando encaminhamentos práticos para amenizar as dificuldades enfrentadas diariamente por essas pessoas.

 

Categorias

Arquivo