Vereadora Júlia Arruda

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Júlia Arruda visita Escola Municipal Professor Amadeu Araújo

Júlia Arruda visita Escola Municipal Professor Amadeu Araújo

Vereadora foi ao local para aplicar pesquisa que busca traçar a realidade atual das unidades de ensino da capital.

Cumprindo atividades da agenda da Comissão de Educação da CMN, a vereadora Júlia Arruda visitou, nesta segunda-feira (15), a Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, em Nova Natal, Zona Norte da cidade. Na oportunidade, a vereadora coletou informações para a pesquisa que busca traçar a realidade atual das unidades de ensino da capital.

Na escola, Júlia conversou com professores e funcionários sobre o funcionamento geral do local, destacando temas como a estrutura das salas de aula, cumprimento do calendário letivo, programa pedagógico e corpo docente. “O objetivo da nossa pesquisa é observar in loco a situação das nossas escolas e, desta forma, basear o nosso trabalho nas reais necessidades destas unidades”, destacou a vereadora.

Em pouco mais de uma hora de conversa, os professores da Amadeu Araújo relataram que um dos principais problemas enfrentados no local é a falta de cadeiras, mesas e espaços reservado à prática de atividades diferenciadas, como exibição de vídeos e ações do programa federal Mais Educação.

“É comum os professores não contarem com um birô para distribuir os seus materiais de ensino. Os alunos, por sua vez, também ficam frequentemente sem assento. Outra dificuldade está na ventilação das salas de aula, já que grande parte dos ventiladores está sem condições de uso”, destacou uma professora.

Para outro educador, uma questão que merece atenção é o fato do colégio não possuir uma sala específica para a exibição de vídeos. “Nós temos TV de LED e aparelho de DVD, mas os equipamentos ficam instalados em uma sala que é utilizada para aulas comuns. Quando uma turma precisa usar o local, a outra que está tendo aula lá precisa sair”, comentou.

Entre os pontos positivos, os profissionais apontaram o trabalho eficaz do conselho de educação da escola, que reúne docentes, funcionários, alunos e pais de estudantes para realizar reuniões periódicas com a finalidade de discutir medidas para melhorar o local; e a biblioteca, reformada após o colégio vencer um concurso nacional promovido por uma empresa privada; o laboratório de informática; e a quadra coberta.

Percorrendo os corredores da unidade de ensino, a vereadora Júlia Arruda também constatou falhas na infraestrutura do colégio. Problemas, contudo, que segundo a parlamentar são simples de se resolver.“Vimos falhas na pintura, móveis danificados e outras coisas que são relativamente simples de consertar, basta cobrarmos o empenho da Secretaria de Educação”, disse Júlia destacando que obteve da titular da pasta, Justina Iva, a notícia de que Natal havia recebido verbas federais para climatizar todas as salas de aula.

Os professores e funcionários do local consideraram positiva a vista da Comissão de Educação e afirmaram esperar que a aproximação entre Legislativo e a comunidade escolar se traduza em benefícios para a educação.

A pesquisa

A Comissão Parlamentar de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Natal vem realizando, durante todo o mês de abril, visitas às escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs) para constatar a atual realidade da rede pública de ensino da capital. A intenção dos vereadores que integram a comissão – Eleika Bezerra, Júlia Arruda, Amanda Gurgel, Júlio Protásio e Ary Gomes – é observar in loco o funcionamento das unidades e colher informações úteis que servirão de base para o trabalho do grupo no Legislativo Municipal.


Ao todo, a comissão deve visitar 21 escolas e 21 CMEis localizados nas quatro zonas da cidade. De acordo com a metodologia da pesquisa, cada parlamentar ficará responsável por visitar em média oito estabelecimentos de ensino. Durante as visitas, os vereadores deverão interagir com professores e funcionários, bem como conversar com alunos e pais que possuem filhos matriculados nas unidades, e aplicar um questionário com perguntas acerca da situação do corpo docente, infraestrutura, programa pedagógico e gestão de cada instituição de ensino.

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