Vereadora Júlia Arruda

Blog

Notícias

Júlia Arruda visita posto de saúde de Pirangi

Apesar de visível reestruturação, centro de atendimento ainda enfrenta dificuldades.

A convite de moradores de Pirangi, a vereadora Júlia Arruda visitou na manhã desta quarta-feira (22) o posto de saúde do bairro. Viu uma unidade de atendimento organizada, mas também verificou algumas falhas da gestão passada refletidas na estrutura do lugar.

“Ainda estamos precisando de clínicos e recursos humanos”, destacou a diretora do Centro de Saúde, Miraci Teixeira da Costa, lembrando que recentemente foram realizadas mudanças na unidade. A marcação de consultas é um exemplo. A entrega das fichas é feita agora somente das 7h às 10h da manhã, apesar de o atendimento seguir até as 21h. Segundo ela, isso evita que se formem longas filas.

Contrapondo-se à dispensa cheia de material recém-chegado e à farmácia bem abastecida; o compressor de nebulização está com defeito, o aparelho de esterilização, defasado. Há vazamentos em uma das cadeiras do consultório odontológico, que está sem atendimento também pela falta de assistente de saúde bucal.

“Faz parte do dia-a-dia das atividades do vereador ver de perto o serviço público e é importante que haja um acompanhamento em postos e escolas. O próximo passo é encaminhar as demandas à prefeitura. As pessoas gostam daqui, mas ainda há muitas falhas que devem ser corrigidas”, disse a vereadora, fazendo referência aos problemas apontados pela diretora.

APTAD

Anexo ao posto de saúde, a sede do Ambulatório de Prevenção e Tratamento do Tabagismo, Alcoolismo e Outras Drogas (APTAD) está interditada desde 2011. Ainda assim, os profissionais tentam dar continuidade às atividades desenvolvidas pelo programa em uma pequena sala do próprio Centro de Saúde.

O prédio tem uma série de falhas estruturais, incluindo a queda de parte do teto e foi aberto para que a vereadora Júlia Arruda, em visita, pudesse conhecer melhor os problemas do lugar.

O atendimento multidisciplinar – composto por sociólogo, enfermeiro, psiquiatra, psicólogo e assistente social – é referência no Estado.

Miraci Teixeira também informou que a Secretaria Municipal de Saúde garantiu que o posto passará por reforma nos próximos meses.

Categorias

Arquivo