Vereadora Júlia Arruda

Blog

Notícias

Júlia concede Título de Cidadã Natalense à professora Eleika Bezerra

Ela nasceu em Ceará-Mirim e morou parte da infância em Currais Novos, mas é em Natal, onde mora maior parte de sua vida, que ela vem dando sua contribuição para a educação não apenas da capital, mas de todo o Rio Grande do Norte. Essa é Eleika de Sá Bezerra, que será agraciada com título de Cidadã Natalense, em Sessão Solene promovida pela vereadora Júlia Arruda (PSB), às 18h da próxima terça-feira (08) na Câmara Municipal de Natal.

“Tenho muita satisfação ao conceder esse título a uma das mais importantes figuras do nosso Estado na área de Educação. Tenho certeza que sou apenas a interlocutora de muitos natalenses que se sentem também orgulhosos com a concessão desta honraria, por estarmos reconhecendo o trabalho de alguém que contribui tanto para a evolução da educação de nossa capital e estado”, observa a vereadora.

HISTÓRICO

Eleika estudou em escolas tradicionais de Natal e logo descobriu seu amor pela arte de educar. Aos 17 anos já ministrava aulas particulares e ainda aluna de Pedagogia assumiu disciplina do Curso de Magistério da antiga Escola normal – hoje Instituto Presidente Kennedy – além do Instituto Municipal João Vinte e Três, no curso de formação de professores.

Nos anos 70, já casada com o engenheiro Fernando Guerreiro, assume responsabilidades maiores, sendo Orientadora educacional da antiga ETFRN e diretora do antigo CEPE - Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais da Secretaria de Educação do RN. Dedicada, faz seu mestrado neste período e torna-se professora da UFRN, ao mesmo passo que dirige órgão técnico-pedagógico da Secretaria de Educação.

Na década de 90 torna-se secretária-adjunta de Educação do Estado, acumulando o cargo com a direção do Instituto Kennedy. Neste mesmo período viaja a França, onde passa por estágio e observa o sistema de formação de professores daquele país. Em 1999 assume a Secretaria de Educação de Natal, implementando ações elogiadas até hoje, como o Programa pré-escola para todos.

Eleika também foi secretária de Educação de Ielmo Marinho, tendo dado importante contribuição para a evolução do setor naquele município. Em 2004, juntamente com grupo de educadores, fundou o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), sendo sua diretora-executiva. Além disso tudo, é membro atuante dos Conselhos municipal e estadual de Educação, diretora regional nordeste da Associação Nacional de Planejamento e Administração da Educação (ANPAE), além de ser fundadora da Cooperativa de Professores do RN, assim como da Escola Freinet.

SERVIÇO
Sessão Solene de Entrega de Título de Cidadã Natalense a professora Eleika Bezerra
Data: 08/05/2012
Local: Câmara Municipal de Natal
Horário: 18h

Categorias

Arquivo