Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Marinalva Dantas é homenageada na CMN

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Natal, coordenada pela vereadora Júlia Arruda, prestou uma homenagem à auditora fiscal do Trabalho, Marinalva Dantas, militante dos direitos humanos e ícone da luta pela erradicação do trabalho escravo contemporâneo no Brasil. Em audiência realizada na manhã desta quinta-feira (25), a auditora fiscal recebeu das mãos da parlamentar o diploma da Câmara Municipal de Natal em reconhecimento aos relevantes serviços prestados.

Marinalva coordenou, durante quase 10 anos, o Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) do Ministério do Trabalho e libertou pessoalmente 2.354 pessoas da escravidão. Recentemente, a auditora fiscal paraibana radicada em Natal teve suas causas de vida e luta no combate ao trabalho escravo e infantil contadas no livro A Dama da Liberdade, do jornalista Klester Cavalcanti, lançado no final de maio. No último domingo (21), o programa Fantástico, da Rede Globo, também exibiu matéria sobre o trabalho de Marinalva.

“Para nós é motivo de grande satisfação prestar essa justa homenagem a uma mulher de fibra, batalhadora, que leva o nome de Natal e do Brasil para o mundo, numa causa tão nobre como essa. Marinalva é referência no combate ao trabalho infantil e a Frente Municipal da Criança e do Adolescente se orgulha e tê-la como parceira”, disse a vereadora Júlia Arruda, que coordena os trabalhos da Frente, fórum permanente de debates do Legislativo municipal que reúne mais de 120 instituições governamentais e não governamentais.

“Falar sobre escravidão em pleno século XXI é tocar numa ferida da sociedade e num tema do qual as pessoas geralmente têm horror. Mas, essa é a minha luta, essa é a minha causa, e eu fico muito feliz por receber uma homenagem como essa. Isso pra mim é tão importante quanto o aperto de mão que recebo do trabalhador que conseguimos libertar da escravidão”, disse emocionada Marinalva Dantas, que pediu o empenho da Câmara Municipal de Natal na causa do trabalho escravo.

A audiência da Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente teve como tema a Exploração do Trabalho Infantil e debateu as Políticas Públicas e os objetivos do termo de compromisso assinado entre a Prefeitura de Natal e o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte, no último dia 12 de junho, Dia de Luta Contra o Trabalho Infantil.

Categorias

Arquivo