Vereadora Júlia Arruda

Blog

Notícias

Prioridade Absoluta

Direitos sexuais

A Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP), em parceria com o Instituto WCF - Brasil e o Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio realizam, no fim de junho, o I Colóquio sobre Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes no Marco dos Direitos Humanos. Durante o evento, serão debatidos os conceitos sobre autonomia, proteção e participação de crianças e adolescentes em relação aos seus direitos sexuais e reprodutivos para fomentar políticas públicas e gerar recomendações para a área jurídica. O colóquio busca também oportunizar a criação de um Fórum Permanente para o fortalecimento de ações relativas aos direitos sexuais e ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no quadro dos megaeventos esportivos a serem realizados no Brasil, em especial, no Rio de Janeiro. Para se inscrever, gratuitamente, basta enviar os seus dados por e-mail para cintiapsicologia_51@hotmail.com ou cintiapsicologia_51@hotmail.com

Vítimas de trânsito Por iniciativa do mandato do Vereador Heráclito Noé , será realizada na próxima segunda-feira, 13 de junho, uma audiência pública enfocando o tema "Jovens - vítimas de acidentes de trânsito". Será, às 09 horas , no plenário Érico Hackradt da Assembléia Legislativa.

Diagnóstico da Aids

Em breve, as pessoas que procurarem as unidades públicas de saúde que realizam diagnóstico de Aids já poderão receber o resultado definitivo na mesma consulta. Um teste desenvolvido no Brasil, em colaboração com um laboratório norte-americano, é capaz de confirmar, em apenas 20 minutos, se um paciente é portador do vírus HIV. Produzido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o novo teste confirmatório permite detectar separadamente os vírus HIV 1 e 2 de modo mais rápido, preciso e barato que os importados usados atualmente. Além disso, dispensa infraestrutura laboratorial e é simples de aplicar, o que vai permitir sua realização em cidades pequenas e áreas mais remotas do Brasil. O teste rápido confirmatório para HIV 1 e 2 foi lançado oficialmente em maio, durante o II Simpósio Internacional de Imunobiológicos, realizado no Rio de Janeiro como parte das comemorações pelos 35 anos de Bio-Manguinhos. Os kits devem começar a ser distribuídos para a rede de saúde no segundo semestre de 2011.

Desafios das drogas

A Frente Parlamentar Municipal em Defesa da Criança e do Adolescente, coordenada pela Vereadora Júlia Arruda, realiza sua terceira reunião no dia 16 de junho, (a partir das 9h, no Plenário da Casa Legislativa. Em alusão a Semana Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, o tema abordado será "Políticas Públicas sobre Drogas: Avanços e Desafios, assim como será veiculada uma matéria feita pela TV Câmara, apresentando o trabalho institucional desenvolvido pela Casa de Assistência Espiritual aos Dependentes de Drogas - CAEDD. O debate contará com a participação de representantes das organizações governamentais e não-governamentais, visto a necessidade de compromisso dos que lidam diretamente com a problemática.

Trabalho infantil

Hoje, em Brasilia,será feito o lançamento da campanha do dia 12 de junho, dia nacional de combate ao trabalho infantil. A partir das 9h30m, será feita a recepção das crianças pelos parlamentares da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, seguida pela solenidade de abertura, com a fala do (a) representante das crianças. Haverá ainda os discursos dos parlamentares, apresentação da campanha pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e a Turma do Plenarinho e caminhada das crianças (levando o catavento e o cartão vermelho, símbolos da campanha), ao plenário da Câmara dos Deputados. No Rio Grande do Norte, um encontro durante todo o dia de ontem no auditório da Casa da Industria, debateu os vários aspectos que envolvem o trabalho infantil no Estado. Destaque para o bom trabalho de prevenção e combate que vem sendo executado em João Câmara,

Causos do ECA As inscrições de histórias para o 7º Concurso Causos do ECA foram prorrogadas até dia 27 de junho! Com isso, mais pessoas, das diversas regiões do país, também poderão participar e contribuir na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Se você ainda não se inscreveu, não deixe de mandar sua história e concorrer a prêmios de até R$15 mil*!

Selo Escola Solidária

As inscrições da 5ª edição do Selo Escola Solidária, realizado pelo Instituto Faça Parte e apoiado pela UNESCO, foram prorrogadas até 15 de junho. Para participar, basta a escola escolher um projeto em andamento que utilize o voluntariado educativo e preencher a ficha de inscrição disponível no site do Instituto. O Selo Escola Solidária valoriza o que as escolas vêm fazendo para melhorar a qualidade de seu ensino de forma integrada a uma prática social. As escolas que se inscreverem têm a oportunidade de mostrar como conseguem driblar questões do dia-a-dia, despertando a vontade dos alunos pelo aprender, motivando a comunidade a se integrar ao cotidiano escolar.
 

Categorias

Arquivo