Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

CMN homenageia 40 anos do Centro de Turismo

A Câmara Municipal de Natal prestou homenagem, na manhã de hoje (15), aos 40 anos do Centro de Turismo e Artesanato de Natal. A Sessão Solene, proposta pela vereadora Júlia Arruda (PDT), presidente da Comissão de Turismo da Casa, homenageou ainda representantes do Centro e da área de turismo da capital com o diploma de reconhecimento pelos serviços prestados no setor.

"Enquanto presidente da Comissão de Turismo e parlamentar, me coloco à disposição para ajudar a fomentar a valorização e visitação do Centro e fazer dele o que ele já foi no passado: um ponto de encontro e de confraternização dos natalenses. Entendo que só conseguimos manter nossas atrações turísticas quando estas fazem parte da nossa vida", declarou a vereadora.

Edificado na virada do século XIX para o século XX, em estilo neoclássico, o Centro de Turismo foi inaugurado na década de 1970, mas seu tombamento pelo Patrimônio Histórico e Artístico estadual só ocorreu em 11 de agosto de 1988. "É o ponto de partida, onde os turistas são direcionados em Natal. Lá eles conhecem o artesanato, a cultura e têm informações sobre a nossa cidade", explica a secretária Municipal de Turismo, Christiane Alecrim.

O local desfruta de uma das mais privilegiadas vistas das praias urbanas da capital, do Rio Potengi, da Fortaleza dos Reis Magos e da Ponte Newton Navarro e possui, atualmente, galeria de arte, restaurante com cozinha regional e mais de 40 lojas, que funcionam em celas usadas no passado quando abrigou a cadeia pública de Natal.

O Centro é administrado pela Associação de Empreendedores do Centro de Turismo (Assctur), reconhecida como de utilidade pública. "É um local que liberta o folclore, o artesanato e a cultura popular. São 40 anos e desejamos que o Estado chegue mais próximo para ampliar o alcance desse patrimônio, com mais eventos culturais, ampliação do espaço gastronômico, enfim. Fomentar e atrair mais o turista e o natalense", diz a diretora do Centro, Lenilda de Carvalho, que foi uma das homenageadas na solenidade.

*Com informações da ASSECAM
Foto: Verônica Macedo

Categorias

Arquivo