Vereadora Júlia Arruda

Blog

Notícias

Vereadora Júlia Arruda constata o sucateamento do Prae

A vereadora Júlia Arruda (PSB) denunciou, na tarde desta terça-feira (24), o sucateamento do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta (Prae), serviço de transporte oferecido pelo município aos deficientes e pessoas com mobilidade reduzida que não dispõem de meios para se deslocar. De acordo com a parlamentar, o programa vem deixando de atender cidadãos necessitados por conta da retirada de 10 veículos destinados ao serviço.

Segundo Júlia, a informação acerca da remoção dos veículos do programa foi repassada pela própria titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira. “Solicitei à secretaria a extensão do Prae ao bairro do Alecrim e fui surpreendida ao receber uma resposta negativa, justificada pela retirada de 10 veículos do programa, que está com a frota reduzida desde o último dia 2 deste mês”, disse durante pronunciamento em Plenário.

A vereadora informou que o comunicado da secretária não trazia informações acerca do motivo da retirada dos carros ou seu atual destino, além de não conter qualquer previsão para a normalização da situação.

Para a vereadora, que preside a Frente Parlamentar em Defesa das pessoas com Deficiência, a remoção dos veículos do Prae evidencia o descaso da atual administração em relação aos deficientes. “A decisão de retirar os recursos de um programa como o Prae, que em condições normais já é deficitário, é de uma falta de responsabilidade sem precedentes e pode trazer sérias consequências àqueles que dependem deste serviço”, afirmou a vereadora.

Criado em 2007, o Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o município e Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal e Ministério Público. Com o objetivo de possibilitar a locomoção gratuita de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, o serviço permite o deslocamento de cidadãos previamente cadastrados de suas casas até qualquer ponto da cidade em micro-ônibus e ambulâncias adaptadas.
 

Categorias

Arquivo