Vereadora Júlia Arruda

Vereadora

Perfil

Júlia Arruda é vereadora de Natal pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e publicitária formada pela Universidade Potiguar. Atualmente em exercício do seu segundo mandato na Câmara Municipal, se destaca pelo fato de ter sido a primeira mulher a ser reeleita vereadora na história do Legislativo da capital potiguar.

Júlia ingressou na política em 2008, ano no qual  foi eleita para seu primeiro mandato de vereadora, com 5.541 votos, após uma campanha fundamentada em propostas para a ampliação das políticas públicas voltadas aos jovens, e no resgate da qualidade dos serviços públicos prestados à população em geral. Filha e neta de políticos, Júlia decidiu entrar na vida pública para se dedicar ao desenvolvimento de Natal e trabalhar pela defesa dos interesses dos natalenses.

Em 2009, seu primeiro ano de mandato, recebeu o título de Parlamentar do Ano, concedido pelo Comitê de Imprensa da CMN em reconhecimento a sua coerente atuação legislativa e postura responsável como membro da bancada de oposição à então prefeita Micarla de Sousa. Ainda durante o seu ano de estreia, ela iniciou a luta pela implantação de políticas públicas de urbanização e defesa do meio ambiente; por oportunidades de educação, lazer, cultura, esporte e geração de emprego e renda para os jovens, pelo desenvolvimento sustentável do turismo, pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes, das mulheres e dos portadores de deficiência; bandeiras que continua defendendo com afinco.

Durante o exercício de seu primeiro mandato, Júlia participou ativamente dos debates na Câmara Municipal de Natal. Participou como membro das comissões de Educação, Cultura e Desporto; foi vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos; e presidiu as Comissões de Turismo, Criança e Adolescente e Pessoa com Deficiência.

Aliando o trabalho de gabinete ao trabalho de campo em todas as Zonas de Natal, a vereadora realizou visitas nas comunidades para saber das dificuldades e ouvir sugestões para elaboração de requerimentos e projetos de lei. Além disso, também passou a promover o projeto “Todos Juntos” em bairros da capital, com o objetivo de fomentar a cidadania nas áreas mais necessitadas da cidade, fornecendo serviços, informações e lazer aos moradores daquelas localidades.

Ao longo de seu primeiro mandato, Júlia sugeriu a criação de vários projetos de lei importantes para Natal (inserir link para a seção dos projetos), apresentou quase mil requerimentos (links para os requerimentos)  e realizou inúmeras audiências públicas para debater temas relevantes, entre os quais: as políticas públicas para juventude; garantia de direitos das pessoas com deficiência no âmbito do município de natal; o turismo como fonte de negócios, trabalho e renda para os natalenses; o funcionamento dos conselhos tutelares; e a questão da capacitação e empregabilidade com vistas à Copa de 2014.

Promoveu também solenes em homenagem ao ABC; aos 30 anos do Meios; ao Dia da Consciência Negra; ao Dia da Mulher; ao Dia do Cerimonialista,  e em comemoração aos 10 anos da Casa da Ribeira. 

Além disso, concedeu quatro títulos de cidadão natalense: ao empresário Aécio Diniz, ao técnico de futebol Leandro Campos, ao advogado deficiente visual Fernando Gaburri e à professora Eleika Bezerra.

Em 2011, Júlia Arruda recebeu o reconhecimento de uma das mais importantes entidades de monitoramento da classe política no país, a organização Transparência Brasil, que a considerou a vereadora com a melhor produção legislativa da Câmara Municipal de Natal. De acordo com o projeto Excelências, Júlia apresentou o maior percentual de projetos considerados relevantes para a sociedade natalense naquele ano.

Também em 2011, foi condecorada com a medalha "Imperador Dom Pedro II", por estar entre os três vereadores mais bem avaliados do município, de acordo com pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Tiradentes. No ano seguinte, foi novamente agraciada com uma comenda do instituto, desta vez a medalha “Presidente Tancredo Neves – Colar de Ouro", por ter sido considerada a vereadora mais bem avaliada de Natal.

Ainda no terceiro ano de mandato, Júlia enfrentou um dos maiores desafios de sua trajetória política ao assumir a presidência da da Comissão Especial de Inquérito (CEI) criada para investigar irregularidades nos contratos firmados pela Prefeitura de Natal. À frente deste posto, a vereadora ajudou a identificar e sanar falhas no uso do erário público, trazendo resultados efetivos ao povo natalense. (talvez links para algumas matérias da cei).

No ano de 2012, Júlia Arruda realizou um feito histórico ao se reeleger para a Câmara Municipal de Natal, se tornando a primeira mulher a ser reconduzida ao cargo de vereadora na capital potiguar. Ao todo, Júlia recebeu o total de 5.930 votos, se destacando no processo eleitoral por conquistar a primeira colocação de sua coligação – a União Por Natal 1 - e ocupar o nono lugar geral em número de votos.

Ao final do quarto ano do seu primeiro mandato, Júlia Arruda recebeu, pela segunda vez, o título de Parlamentar do Ano, concedido pelo Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Natal. 

Links