Vereadora Júlia Arruda

Projeto

Projetos em Esporte e Lazer

Júlia Arruda visita Arena das Dunas e pede restauração do “Monumento do Atleta”

Com a intenção de preservar o patrimônio histórico da cidade, os vereadores de Natal solicitaram em visita realizada na manhã de hoje (08) ao Arena das Dunas, a construção dentro do novo estádio do Memorial do Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, o Machadão. A solicitação foi cobrada este ano pela vereadora Júlia Arruda (PSB) durante sessão ordinária na casa legislativa e reiterada no encontro de hoje. Além desse pedido, a parlamentar propôs ao responsável pela construtora OAS, Charles Maia, e a governadora Rosalba Ciarlini, a restauração do “Monumento ao Atleta”, escultura em metal símbolo do Machadão. 

Em respostas ao pedido dos vereadores, a governadora garantiu que toda a documentação histórica do Machadão fará parte de um museu já previsto na obra, que será erguido dentro da estrutura do Arena das Dunas e trará toda a história do futebol potiguar. Os parlamentares aproveitaram e conferiram a estrutura física do estádio e a instalação dos dois novos placares eletrônicos. 

Manxa

Natural de São Vicente, Ziltamir Soares, popularmente conhecido como Manxa, foi um dos mais importantes escultores e entalhadores do Rio Grande do Norte. Falecido aos 63 anos em março do ano passado, ele também é autor de outros importantes monumentos como os Três Reis Magos na entrada de Natal, os painéis na reitoria e na capela do Campus da UFRN, os entalhes na agência centro do Banco do Brasil em Natal, além de Santana na entrada da Ilha em Caicó e os Mártires de Uruaçu e Cunhaú, em São Gonçalo do Amarante. 

A escultura “Monumento do Atleta” era símbolo do Machadão e representava a história do esporte potiguar, ela ficava na área externa do antigo estádio. Em 2001 a obra foi removida pela Secretaria Municipal de Esporte a pedido do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA), que alegou falta de manutenção. 

Categorias