Vereadora Júlia Arruda

Projeto

Blog

Júlia propõe Programa de Coleta de Sangue

Apesar de simples, rápida e segura, a doação de sangue ainda é cercada de dúvidas. Para desmistificar o procedimento e conscientizar a população para a importância do gesto, a Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou, na última quarta-feira (23), Projeto de Lei de autoria da vereadora Júlia Arruda que cria o Programa Municipal de Coleta de Sangue com o objetivo de estimular as doações de sangue em Natal.

"Percebemos que surge um grande número de doadores quando há campanhas educativas nas proximidades de grandes eventos, como o Carnatal e o Carnaval. Com esse projeto, queremos que essas campanhas se estendam ao longo do ano, de forma permanente, mobilizando os natalenses para a importância da doação de sangue", explicou Júlia Arruda.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Estima-se que, se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os hemocentros brasileiros estariam com seus estoques abastecidos de modo suficiente para atender toda a população. Por isso, a doação espontânea e periódica é fundamental.

Como se tornar um doador de sangue?
- estar bem de saúde*;
- ter entre 16 e 69 anos;
- pesar mais de 50 kg;
- não estar em jejum;
- apresentar documento oficial com foto;

*Consultar lista de doenças que são impedimentos temporários e definitivos no site do inca.gov.br


Categorias